Na manhã desta quarta-feira (04/08), o prefeito Ed Thomas recebeu a equipe da Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que compareceu ao Paço Municipal ‘Florivaldo Leal’ representada pelo coordenador, Carlos Augusto de Carvalho Filho, e pelo assistente técnico, Salvador Cruz Neto, acompanhados do professor Douglas Nantes de Oliveira, que é parceiro em ações relacionadas ao esporte adaptado.

A reunião tratou sobre projetos já em andamento, como o evento do Comitê Paralímpico Brasileiro, que acontecerá em 9 de agosto, com o objetivo de capacitar profissionais e alunos para o incentivo à procura e prática pelo esporte paralímpico.

Também foram discutidos novos projetos voltados ao esporte adaptado, especialmente às crianças, com a possibilidade de serem implantados pela administração municipal. Atualmente, o município possui 17 mil pessoas com deficiência, segundo dados do IBGE. Desse total, 420 são alunos da rede municipal, além de aproximadamente 150 em escolas estaduais.

“É uma causa prioritária em nossa administração. Proporcionar acessibilidade é obrigação. A verdadeira inclusão é o investimento, fazer a diferença. Vamos em busca de parcerias e de meios para implantação. Espaços grandiosos já temos”, declarou o prefeito.

Ed também declarou sobre a importância do esporte na vida dos jovens. “É pouco investimento que transforma a vida do cidadão”.

O coordenador dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Carlos Filho, declarou que as ações da administração têm feito a diferença. “A carteirinha para os autista foi uma grande iniciativa e já fez a diferença”.

Para este ano, além da visita do Comitê Paralímpico Brasileiro, já está confirmada a 1ª Semana Inclusiva, de 20 a 25 de setembro. O município também se inscreveu para receber o Festival Paralímpico 2021.