O prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, acompanhou a visita oficial do presidente da república, Jair Bolsonaro, ao Hospital de Esperança (antigo Hospital Regional do Câncer), que aconteceu no início da tarde deste sábado, 31 de julho, para formalizar o credenciamento da unidade junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

As autoridades foram recepcionadas pelo anfitrião, o presidente da instituição, Felício Sylla. Ao palco, além do presidente Jair Bolsonaro e do prefeito Ed Thomas, foram convidados o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o Ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Augusto Heleno Ribeiro Pereira, o secretário de Assuntos Fundiários do Governo Federal, Luiz Antônio Nabhan Garcia, e todos os deputados federais e estaduais presentes.

O prefeito fez um agradecimento especial a Luiz Antônio Nabhan Garcia. “Foi você que me convidou para o almoço com o presidente, numa terça-feira, lá em Brasília, onde tive a oportunidade de solicitar a ele o credenciamento do nosso Hospital de Esperança”, declarou Ed.

“Recebi uma mensagem de WhatsApp da Mayara - Mayara Moraes, superintendente do HRCPP - com o número do processo, solicitando ajuda. No mesmo dia, convidado por Nabhan, almocei com o presidente e tive a oportunidade de pedir a habilitação. Foi resolvido em cinco minutos. Bastou uma ligação do presidente ao Ministro Queiroga. No dia seguinte, o credenciamento já estava publicado no Diário Oficial da União. Muito obrigada, presidente. Que Deus te guarde”, declarou o prefeito.

Ed ainda discorreu sobre o almoço, lembrou detalhes do cardápio, que guarda com boas recordações. “Me pediu para pagar a conta, mas quem pagou a conta foi ele. Está pagando a conta do Brasil. Com atitude, transparência e coragem”, concluiu o prefeito.

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também discursou. “O Governo Jair Bolsonaro tem trabalhado para garantir o direito constitucional à população. Somos especialistas em gente e estamos dedicando nossa missão a isso. É determinação do presidente dar agilidade a tudo que seja em prol da população”.

Por fim, o presidente Jair Bolsonaro falou sobre a importância dos profissionais da saúde e sobre a celeridade no processo do credenciamento. “Os profissionais da saúde precisam de meios para executar suas tarefas. A burocracia emperra quase tudo nesse país, porém isso tem mudado com nosso governo. Nabhan me trouxe o pleito de vocês, buscamos a solução o mais breve possível. Isso cura pessoas, conforta os que têm dor e traz tranquilidade às famílias. Sou eu quem agradece. Obrigado por nos procurarem para solucionar uma questão que perdurava há muitos anos. Contem conosco, vamos atendê-los com tudo que for possível”, relatou Jair.

“Essa nossa passagem hoje por Prudente é uma satisfação. Ser recebido como fui aqui, não tem preço”, finalizou o presidente.

Felício Sylla, presidente do Hospital de Esperança, discursou sobre a magnitude do ato e expressou a gratidão pelo credenciamento em nome de toda população do oeste paulista.

Como representantes da administração municipal, estiveram presentes a secretária de Assistência Social (SAS), Clélia Tomazini, o secretário de Saúde (Sesau), Delton Ferraz, o secretário adjunto e o assessor de secretaria da Sesau, Marco Aurélio Lúcio e Jefferson Saviolo, respectivamente, a médica Dayara Tomazini, o presidente da Câmara, Demerson Dias, e os vereadores Joãozinho da Saúde, Joana D’Arc, Professor Negativo, Miriam Brandão, Thiago Oliveira, Ivan Itamar e Nathália Gonzaga.


Fonte: Secretaria de Comunicação