O prefeito Ed Thomas assinou nesta sexta-feira (30/07), no gabinete da Prefeitura de Presidente Prudente, o Termo de contrato do projeto piloto referente à implantação do ‘Serviço de Acolhimento Institucional – Casa Abrigo’ para Mulheres Vítimas de Violência de Âmbito Regional. O lançamento oficial do projeto, para autoridades, está previsto para ocorrer na próxima semana.

Trata-se de um serviço de Âmbito Regional e que atenderá Prudente e outros sete municípios que fizeram adesão: Martinópolis, Narandiba, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Rancharia, Regente Feijó e Taciba. O recurso para implantação da Casa Abrigo é viabilizado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

A assinatura do termo contou com a presença do Diretor Executivo substituto do Ciop, Cláudio Denner Monteiro, o chefe de gabinete Jonas Martins e controladora interna da Prefeitura, Thaianne Santiago Olímpio.

O prefeito Ed Thomas lembrou que desde que era deputado Estadual tinha na pauta a proposta de implantação deste projeto. O prefeito falou da crescente violência contra a mulher, que aumentou neste período da pandemia. Segundo o prefeito, o trabalho será feito em consonância com a Secretaria Municipal de Assistência Social, que realizará o encaminhamento das mulheres através do Creas-Mulher. A intenção é viabilizar futuramente a capacitação profissional dessas mulheres.

Segundo o diretor Executivo do Ciop, apesar de ser um projeto piloto, a demanda é expressiva de outros municípios, sendo que inicialmente poderão participar aqueles municípios que fizeram adesão.

Na Casa Abrigo, o Ciop é responsável pela gestão financeira e acompanhamento. A contratação dos funcionários é feita pelo OS – Organização Social ‘O Amor é A Resposta’, que foi direcionada pelo Estado.

“É um desejo ainda quando era deputado Estadual é uma interação de todos os municípios com o Ciop, através deste projeto piloto regional. A Casa Abrigo é um acolhimento de justiça, é um acolhimento humano, para dar uma nova oportunidade a mulher que sofreu violência, para que tenha perspectiva de vida através desta proteção e de um caminho, para que ela possa se capacitar, se sustentar e se transformar numa profissional, cuidar de seus filhos e de sua família”, disse o prefeito Ed Thomas.

O termo de contrato de rateio entre os municípios participantes é regido pela Lei Federal nº 11.107/05. A Casa Abrigo disponibiliza 10 vagas oferecidas as mulheres em situação de violência doméstica, onde poderão residir até no prazo de 5 meses, com acompanhamento de toda equipe multidisciplinar, terapeuta ocupacional, psicóloga e assistente social.