A visita oficial do presidente Jair Bolsonaro a Presidente Prudente, que acontece neste sábado (31), provocará alterações nas principais avenidas e vias de acesso à cidade, por questões de segurança.

A partir das 6h, a Avenida Coronel José Soares Marcondes, entre o condomínio Quinta das Flores e a Rodovia Júlio Budiski, será interditada em ambos os sentidos. A Rodovia Júlio Budiski, no trecho entre a Rodovia Assis Chateaubriand e a Avenida Miguel Damha, também terá seus dois sentidos fechados.

O Parque do Povo, incluindo as Avenidas 11 de Maio, 14 de Setembro e todos os cruzamentos, no trecho entre a Avenida Manoel Goulart e a Avenida da Saudade, também será interditado a partir das 6h de sábado, porém, já na noite desta sexta, não será permitido estacionar nessas vias.

Também haverá interdição nas proximidades do Hospital do Câncer, local do compromisso oficial do presidente, que será acompanhado pelo prefeito Ed Thomas. Por volta das 7h, o bloqueio se estenderá pela Avenida Coronel José Soares Marcondes, entre a Avenida Marechal Deodoro e a Rua Winston Churchil, no sentido centro-bairro.

Neste caso, os veículos de urgência e emergência que precisarem acessar os hospitais, como ambulâncias e resgates, poderão trafegar normalmente. O tráfego, dentro do perímetro urbano, será controlado pela equipe da secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob). Já nas Rodovias, será de responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal.

A visita oficial

O presidente virá à cidade para formalizar o credenciamento do Hospital Regional do Câncer junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), anunciado após encontro do prefeito Ed Thomas e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no último dia 16 de junho.

De acordo com o cronograma informado pela assessoria do presidente da República, a previsão é de que Bolsonaro chegue ao aeroporto prudentino por volta das 9h. Já às 10h, o presidente cumprirá agenda oficial no Hospital do Câncer, em evento do qual deverão estar presentes os prefeitos das cidades ligadas à Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) e demais autoridades da região. O acesso à cerimônia será limitado e controlado pela comitiva presidencial, com acesso liberado apenas para pessoas previamente credenciadas.

Credenciamento ao SUS

O credenciamento do Hospital do Câncer (HC) de Presidente Prudente junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu após encontro do prefeito Ed Thomas com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ocorrido em Brasília no dia 16 de junho. Um dia depois, o compromisso assumido pelo titular da pasta de Saúde foi oficializado por meio de portaria.

Com o credenciamento, o HC ampliará o número de pacientes acolhidos na unidade, além de assisti-los em sua plenitude. Atualmente, muitos precisam se deslocar por centenas de quilômetros para tratar a doença.