A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), zerou novamente a fila de espera dos pacientes que aguardavam por exames de radiografia desde março deste ano. Conforme dados da Sesau, até o momento já foram agendados 932 exames, no período de 25 de maio a 22 de junho. Destes, 201 exames não foram realizados porque o paciente não compareceu à unidade.

Esse é o segundo mutirão realizado pela Prefeitura com a contratação dos serviços de laudos e exames feitos pela Sesau. O primeiro ocorreu em março deste ano, com a oferta 1.036 exames de radiografia, totalizando, nos dois mutirões, cerca de dois mil exames de raios-x ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde.

O secretário adjunto de Saúde, Marco Aurélio Lúcio, lembra que a fila estava zerada, no entanto, a demanda voltou a subir por conta desses procedimentos, que são de responsabilidade do Estado, estarem com abertura de vagas suspensas desde março deste ano.

Em relação aos novos mutirões de raio-x, o secretário ajunto de Saúde adianta que a Prefeitura aguarda a conclusão de 100% dos exames ofertados para iniciar os preparativos para o terceiro mutirão.

Desta forma, a administração atual assumiu o compromisso de ofertar esses exames, uma vez que a saúde está entre as prioridades da gestão Ed Thomas.

Os exames são realizados na Unidade do Pronto Atendimento (UPA) do Ana Jacinta, que conta com um sistema digital para a realização do procedimento. Os resultados são encaminhados para as unidades de saúde, com as imagens gravadas em CD e os laudos impressos, para que os médicos prescrevam os tratamentos, conforme a necessidade do caso.