O prefeito Ed Thomas e o vice-prefeito Izaque Silva sancionaram nesta segunda-feira (17/05) a Lei Municipal 10.414/2021, que oficializa a criação da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEAGRI). A pasta visa fomentar o setor da agricultura que passa a ter mais autonomia para beneficiar o homem do campo. A criação é uma reinvindicação antiga dos produtores rurais de Prudente, uma importante conquista para o crescimento e desenvolvimento de Prudente.

O ato ocorreu em evento no Recinto de Exposições Jacob Tosello, que será a sede da Secretaria de Agricultura, pela qual irá responder Maurício Nabhan Garcia. O evento contou com a presença dos vereadores da Câmara Municipal de Prudente, autoridades, entidades e associações de produtores rurais.

O prefeito Ed Thomas ressaltou todo apoio ao produtor rural, como compromisso assumido pela criação da Secretaria de Agricultura. Em relação às parcerias tecnológicas, citou entidades como Unoeste, Fatec e Unesp, com foco na capacitação do produtor rural, as melhorias nas estradas rurais e o trabalho da Patrulha Agrícola.

O prefeito falou ainda da reativação da Horta Municipal, do Convênio para regularização do Terras de Imoplan, das melhorias nas pontes rurais, dentre outras ações voltadas para o fortalecimento da Agricultura. Ed Thomas ressaltou o apoio do Governo Federal, que estará de portas abertas para Prudente, e disse que irá atrás de recursos para o município.

“Prudente esteve entre as cinco cidades do país no auge da Expo Prudente, no Recinto de Exposições. É um espaço que tem a história de Prudente e será voltado para o produtor rural, aquele que lavra e cuida da terra. Não tem saúde, educação que resista a falta de alimentos. A agricultura é que abastece todos os segmentos”, disse o prefeito.

“O resgate desta secretaria é para cuidar de todos que produzem o alimento que vem da terra, com estradas melhores, com maquinários e com todo incentivo”, disse o prefeito.

Ed Thomas agradeceu ao apoio da Câmara Municipal e aprovação dos vereadores na criação da Secretaria de Agricultura. Os vereadores presentes enalteceram a importância da atuação da Secretaria de Agricultura, para fortalecer e incentivar o trabalho do produtor rural.

O vice-prefeito Izaque Silva falou do “empenho da Prefeitura de atender aos produtores e do incentivo à preservação do meio ambiente, que caminha junto com a agricultura, com ações como reuso da água, criação de um ponto de coleta de embalagens de agrotóxicos, o incentivo à agricultura orgânica, além da conservação das estradas rurais e das pontes”, disse.

O presidente do Sindicato Rural parabenizou ao prefeito Ed Thomas. “A Secretaria de Agricultura vai cumprir esse papel que fazia falta. Que essa ocupação do Recinto de Exposição volte a ter a grandeza do passado e projetar Prudente no cenário nacional”, disse Carlos Biancardi.

Autoridades do governo federal enviaram mensagens sobre a importância da criação da Secretaria de Agricultura entre eles: o Secretário Nacional de Agricultura Familiar e Cooperativismo Fernando Schwanke, o Superintendente Regional do Incra, Edson Alves Fernandes; o Ministro do Turismo, Gilson Machado e o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

As associações de produtores rurais de Presidente Prudente também enalteceram a importância da Secretaria de Agricultura, o presidente da Associação de produtores da Batata-Doce, Ademir Corte ressaltou que “a Secretaria era uma reinvindicação antiga a associação, que colocará os produtores rurais mais perto das politicas públicas, com um local onde eles podem procurar para apresentar suas demandas”.

O pró-reitor Acadêmico da Unoeste, Dr. José Eduardo Creste falou das parcerias na área tecnológica entre a Unoeste e a Prefeitura, visando à capacitação dos produtos rurais, como a criação de um Centro Tecnológico da Batata-Doce, dentre outras ações.

No ato estiveram presentes os vereadores: Demerson Dias, Joana D’Arc, João Barbosa Ferreira ‘Joãozinho da Saúde, Miriam Brandão, José Alves da Silva Júnior, o professor Negativo, Wellington de Souza Neves, ‘o Bozo’, Joana D’arc, Thiago Santos de Oliveira, Ivan Itamar da Silva.