Na manhã desta sexta-feira (07/05), o prefeito Ed Thomas e o vice-prefeito Izaque Silva se reuniram com a Câmara Municipal para discutirem sobre a substituição da Secretaria Municipal de Relações Institucionais (Serin) pela Secretaria Municipal de Agricultura. O projeto já está em pauta para ser apreciado pelo Poder Legislativo.

A reunião foi acompanhada pelo presidente Demerson Dias e pelos vereadores Joãozinho da Saúde, Professor Negativo, Ivan Itamar, Wellington Bozo, Douglas Kato, Joana D’Arc, Nathália Gonzaga e Miriam Brandão, além dos secretários Municipais de Administração, Finanças e Assuntos Jurídicos e Legislativos, João Donizete Veloso, Célia Molinari e Jorge Duran, respetivamente.

Os poderes abordaram os possíveis efeitos que a substituição acarretará ao município, além de sugestões e adequações em relação à modificação.

Conforme relatado pelo prefeito, o diálogo e a exposição de ideias são fundamentais para o exercício da cidadania e para garantir o melhor a Prudente. “É o escutar e o executar caminhando juntos. É o fazer mais, com menos”, declarou Ed.

O prefeito explica que não se trata da criação de uma nova Secretaria, mas sim da substituição de uma pela outra, o que não causará impactos financeiros ao município. “Essa substituição não afetará o orçamento, pelo contrário, estreitará o relacionamento e o repasse de recursos do Ministério da Agricultura com Presidente Prudente, que hoje tem o prudentino Luiz Antônio Nabhan Garcia como secretário de Assuntos Fundiários.”.

Ed também relata que, antes mesmo de ser oficializada, vários órgãos já demonstraram interesse em firmar parceria, como a Embrapa, a FCT-Unesp, a Fatec e Unoeste, que compareceram ao gabinete com propostas e projetos, além de outras entidades que já sinalizaram favoravelmente e estão elaborando ações.

“Prudente é um dos maiores produtores de batata-doce do país e o segundo maior do Estado. Nós temos um excelente relacionamento com o Governo Federal, é uma grande oportunidade. Estamos pensando no desenvolvimento do município, na agricultura familiar, na melhoria das estradas vicinais, na atenção especial ao setor que é base da economia”, concluiu Ed.

O secretário de Assuntos Jurídicos e Legislativos também acredita que a substituição contribuirá não só com a agricultura, mas com a administração como um todo. “Nossa região tem potencial para se destacar nacionalmente. Essa é uma iniciativa que valorizará o produtor rural e, por consequência, proporcionará um ganho administrativo”.