Nesta sexta-feira (09/04), a prefeitura de Presidente Prudente recebeu um respirador, três monitores e sete bombas de infusão, doados pelo Sicredi Rio Paraná e pelo Sicoob Credivale. Os itens foram encaminhados para o Pronto Atendimento do Jardim Santana (PA Santana), que está sendo preparado para oferecer atendimento 24 horas a pacientes não-covid.

A entrega dos equipamentos contou com a presença do prefeito Ed Thomas, do presidente da Sicredi Rio Paraná, Jorge Guedes, do diretor executivo da Sicredi Rio Paraná, Vanderlei Oliveira, e do gerente regional de desenvolvimento da Sicredi Rio Paraná, José Dardosse.

Nos próximos dias, a unidade deve receber outros equipamentos, viabilizados pelas empresas Regina Festas, PrudenArt, Soesp e Escritório Líder.

De acordo com o empresário Aristeu Penalva, um dos voluntários na busca pelos insumos, dentre as doações, há uma atualização de software para os respiradores, disponibilizada pelo Escritório Líder, que deve melhorar a funcionalidade dos aparelhos.

No dia 02 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau) já havia recebido a doação de 20 camas hospitalares e 20 colchões.

O secretário adjunto da Sesau, Marco Aurélio Lúcio, explica que toda essa mobilização entre o poder público e o privado tem como objetivo concentrar o atendimento nas UPAs dos pacientes que apresentem sintomas respiratórios. “O atendimento de emergência não deixará de ser realizado nas UPAs, porém, assim que estabilizado, o paciente será transportado para o PA Santana, com a finalidade de evitar a transmissão do vírus”.