Com o objetivo de auxiliar nos cuidados com a saúde bucal, a Prefeitura de Presidente Prudente realiza um trabalho educativo por meio da Equipe de Prevenção Odontológica com a entrega de kits de higiene bucal. A ação ocorre em conjunto com a distribuição das cestas básicas, que é feita pela Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) às famílias de alunos da rede municipal de ensino.

A entrega teve início nesta semana e segue um cronograma de distribuição para evitar filas e aglomerações. Nesta primeira remessa, a entrega teve início na segunda-feira (05/04) e, até sexta-feira (09/04), será concluída a entrega de 1.900 kits de higiene bucal. Na segunda remessa de cestas, com início na próxima semana, serão mais dois mil kits de saúde bucal.

As famílias são agendadas e devidamente comunicadas a respeito do dia e do horário da entrega das cestas básicas, que levam junto o kit de higiene bucal.

“Aproveitamos esse contato com as famílias neste momento que elas vêm até as escolas para retirar as cestas básicas, para que elas possam levar para casa e entregar aos seus filhos esse kit de saúde bucal, que é composto por um creme dental, escova dental com protetor de cerdas, sacola de TNT e folheto com um QR Code. É só apontar a câmera do celular para ter acesso a um canal do YouTube, onde poderão assistir a vídeos educativos e lúdicos elaborados pelas dentistas da equipe, inclusive com parceria com alunos de Odontologia da Unoeste”, conta a supervisora da Equipe Prevenção Odontológica, Juliane Hungaro de Carvalho.

A Equipe de Prevenção Odontológica realiza um trabalho permanente de prevenção e cuidados com a saúde bucal. Antes da pandemia, as equipes iam até as escolas orientar os alunos, passar flúor e realizar a entrega dos kits. Com a pandemia, as ações tiveram que ser reformuladas.

Uma nova forma de levar os kits até as crianças teve início em 2020 como estratégia de abordagem educativa odontológica. As adaptações foram necessárias aos alunos no contexto da Covid-19 para dar continuidade às ações com todos cuidados necessários diante da pandemia.

“Nosso objetivo é promover a saúde bucal baseada na motivação destes alunos ao autocuidado, contemplando aproximadamente 3.500 alunos que realizarão a retirada das cestas na própria escola. Posteriormente planejamos estender esta ação a todos os alunos quando retornarem presencialmente”, finaliza supervisora