O processo de eleição e aprovação dos novos membros do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (Cacs), para o mandato de 1º de abril de 2021 a 31 de dezembro de 2022, foi concluído nesta segunda-feira (29/03). O órgão é composto por representantes do Poder Executivo, diretores de escola, professores, servidores em funções técnico-administrativas, pais de alunos e estudantes da educação básica pública.

A secretária Municipal de Educação (Seduc), Sonaira Fortunato, relata que a adesão dos pais de alunos foi bastante positiva, diferentemente dos anos anteriores. “Recebemos 40 inscrições de pais interessados em compor o Conselho, para elegermos somente dois titulares e dois suplentes, interesse que nunca havia sido registrado nessas proporções”.

Para discorrer sobre a importância do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e da participação da comunidade, a Seduc promoveu uma live no dia 22 de março, que obteve mais de 5.000 visualizações. “Essa ampla abordagem e mobilização foi fundamental para que as pessoas compreendessem o papel do Fundeb, acreditamos que isso também motivou a participação da comunidade”, declarou Sonaira.

Os representantes dos pais de alunos foram escolhidos por meio de votação, registrada em uma plataforma online. Foram 879 votantes, sendo João Paulo de Souza Pazote, com 142 votos, e Amanda Figueiredo, com 117, os titulares eleitos. Os suplentes, com 102 e 85 votos, respectivamente, são Vanessa Bellão Pereira e Alessandro Aparecido dos Santos Batista.

De acordo com Pazote, a participação na comunidade escolar dos filhos é uma prática recorrente. “Participo dos Conselhos de escola desde que meus filhos ingressaram na educação pública. Meu objetivo é contribuir, fazer sempre mais. Participar é importante para expor o outro lado e auxiliar o poder público nessa caminhada. Eu me candidatei, pois compreendo a importância da aplicação da verba para uma educação de qualidade, uma vez que ela corresponde a quase 100% dos recursos em educação no município”.

“Com a pandemia, a participação da família ficou ainda mais evidente e necessária. O ensino remoto exige esse trabalho em conjunto, para que os objetivos sejam alcançados”, concluiu João.

A suplente Vanessa Bellão Pereira relata que se candidatou por acreditar na responsabilidade social enquanto mãe de aluno e munícipe. “Acompanhar, fiscalizar, ser parte atuante e ter voz foram os motivos que me levaram à candidatura”, relatou Pereira.

A chefe da Seduc reforça que o Conselho é fundamental para garantir que os investimentos do município em educação cheguem às escolas e que sejam devidamente aplicados. “A participação das famílias foi muito boa. Os professores e técnicos se envolveram e participaram ativamente do pleito. Esta participação demonstra a preocupação da população para com a educação e a necessidade de envolver a comunidade escolar nos assuntos educacionais”, concluiu.