O prefeito Ed Thomas participou nesta quarta-feira (10) de uma videoconferência com representantes da GasBrasiliano, empresa responsável pelo Programa Cidades Sustentáveis, em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente. Por meio desta iniciativa, a cidade passará a ser abastecida com biometano a partir de julho de 2022. Participaram da reunião virtual o presidente da Câmara, Demerson Dias, e o secretário municipal de Planejamento, Edilson Magno.

Prudente vai se tornar referência nacional em sustentabilidade após a implantação deste sistema, já que será a primeira cidade do país a contar com uma estrutura de distribuição exclusiva de biometano.

De acordo com os dados informados na reunião, a GasBrasiliano será responsável por construir 68 km de dutos desde a Usina Cocal, em Narandiba, até o perímetro urbano de Prudente, passando por Pirapozinho, num investimento aproximado de R$ 30 milhões para instalação da rede. Já a Cocal deverá investir cerca de R$ 130 milhões na produção do gás. A previsão é de que todo o sistema esteja concluído até julho de 2022.

O projeto “Cidades Sustentáveis” vai explorar mais uma vertente energética da cana-de-açúcar ,ao transformar a vinhaça, que é um rejeito, em biometano. Essa solução busca conciliar desenvolvimento regional com geração de emprego, renda, sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

“Prudente vai se tornar referência em sustentabilidade, ao ser abastecida com uma opção energética limpa, renovável e sustentável. No que depender da prefeitura, este projeto terá todo o suporte necessário para avançar e ser concluído com a maior brevidade possível”, declarou o prefeito Ed Thomas.