Na manhã desta sexta-feira (05/03), o Superintendente Estadual do Ministério da Saúde, José Carlos Paludeto, compareceu a Prudente em convite feito pelo presidente da Uniponal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), Jorge Duran, também atual secretário Municipal de Assuntos Jurídicos e Legislativos da Prefeitura de Presidente Prudente. A reunião aconteceu no Centro Cultural Matarazzo, na presença dos representantes das Santas Casas que integram o Departamento Regional de Saúde da 11ª Região (DRS 11).

Além de Paludeto e Duran, a mesa diretora foi composta pelo vice-prefeito, Izaque Silva, pelo secretário Municipal de Saúde, Delton Ferraz, e pelo presidente da Câmara, Demerson Dias.

O prefeito Ed Thomas, ainda cumprindo a agenda de maneira remota, acompanhou e participou por videoconferência. Ed solicitou auxílio do Governo Federal para a abertura de 20 leitos clínicos no Hospital do Câncer. “Já solicitamos os leitos no HC ao Estado e agora estou pedindo o apoio do Ministério da Saúde. Peço também apoio às Santas Casas, em nome de Prudente e de toda região, elas são responsáveis pelos principais serviços de saúde nos municípios”, declarou.

“Aproveito para agradecer os recursos que já recebemos da União, somos gratos, mas ainda precisamos de auxílio para a saúde, que é a nossa prioridade no momento”, concluiu o prefeito. Via ofício, o município solicitou ainda o envio de medicamentos e insumos.

O presidente da Câmara, Demerson Dias, também se pronunciou quanto ao Hospital do Câncer, solicitando o credenciamento da unidade junto ao SUS. “Nunca imaginamos passar por uma situação tão crítica. Nossa região precisa de ajuda”.

Paludeto relatou as dificuldades que todo o Estado tem enfrentado com a pandemia, principalmente no que se refere à falta de leitos. “Habilitar leitos é muito complexo. Demanda verba, equipamentos e, principalmente, uma equipe multidisciplinar, que exige profissionais especializados. Se fosse uma receita simples, já teríamos solucionado”, afirmou.

O superintendente agradeceu o convite e a todos os gestores presentes. “O papel desempenhado por vocês, incansavelmente desde o início da pandemia, tem sido fundamental para o enfrentamento. Sabemos da dificuldade e me disponho a atender todas as solicitações que estiverem ao meu alcance. O que demandar de mim, farei o mais breve possível”, relatou.

A equipe também apresentou o plano nacional de vacinação do Ministério da Saúde, que prevê 138 milhões de novas doses até maio.

Ao final, Paludeto atendeu e recebeu ofícios dos gestores. No período da tarde, o representante do Ministério da Saúde visitou a unidade prudentina do Hospital do Câncer e o Hospital Regional. De acordo com o Frei Tarcísio Marchini, diretor administrativo do HR, a unidade solicitou a conclusão da obra da radioterapia. “É um projeto do Ministério da Saúde, mas que está com a obra paralisada em 30%”.