Evelyn Nicolli tem só 10 anos, mas já decidiu qual profissão pretende seguir na vida: quer ser professora, seguindo os passos da equipe da Escola Municipal Rosana Negrão Freitas dos Santos, onde estuda desde o pré. Depois de quase um ano sem frequentar a unidade em razão da pandemia, Evelyn e a mãe retornaram à escola nesta sexta-feira (26) por um motivo especial: a aluna foi uma das selecionadas a compor a Agenda do Banco do Brasil e distribuída em todo o país.

O concurso “Agenda AABB Comunidade” é uma das iniciativas da instituição para estimular o envolvimento da comunidade e o programa socioeducativo que, em Prudente, é desenvolvido pela AABB em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio do programa Cidadescola. Em razão da suspensão das atividades presenciais, em 2020 o concurso foi diferente: cada escola parceira poderia enviar fotos de dois alunos em algum ambiente externo, preferencialmente pontos turísticos da cidade. Além de Evelyn, foi selecionado o aluno Arthur Reis de Oliveira, 10 anos.

“A previsão era de que apenas um aluno de cada escola fosse selecionado para compor a agenda, o que era uma pena. Mas para nossa surpresa, quando a agenda chegou vimos que os dois haviam sido selecionados por conta da qualidade das fotos. Ficamos muito felizes por eles”, conta a articuladora do programa Cidadescola na unidade, Erika do Nascimento Bertone Breves. As imagens dos alunos foram registradas pela fotógrafa da Seduc, Patrícia Motta, na biblioteca do Centro Cultural Matarazzo e na Praça do Centenário.

Mais felizes do que os professores, estavam as mães dos alunos premiados. “Esse programa é excelente e mudou a vida do meu filho. Hoje ele está matriculado em uma escola estadual, mas sente muita saudade do tempo em que estudou nessa escola”, relata a mãe de Arthur, Rosimara Aparecida dos Reis Neves.

E a mãe da “futura professora”, Erika Yamaguti da Silva, conta que o desenvolvimento de Evelyn foi surpreendente após participar do programa. “Hoje é ela quem me ensina muitas coisas que aprende na escola, e isso me deixa muito orgulhosa”, diz.

A diretora substituta, Erika Miranda Franco Feitosa, e a orientadora pedagógica, Fabiana Goes da Silva Agostinho, fizeram a entrega das agendas aos alunos em um ato simbólico, visto que, por conta da pandemia, não foi possível realizar evento com presença de público. Os alunos também foram presenteados com diversas fotos registradas no dia da sessão fotográfica.