O Centro de Referência do Idoso “FelizIdade” de Presidente Prudente (CRI) realizou nesta quarta-feira (24/02), a reunião de balanço dos atendimentos feitos com os idosos assistidos em 2020. O encontro visava apresentar aos novos gestores da pasta as parcerias do Centro, os trabalhos desenvolvidos e as atividades que foram diretamente afetadas por conta da pandemia do coronavírus, a Covid-19.

De acordo com a enfermeira do CRI, Evelyn Pelegrino, o período de isolamento atingiu em cheio a rotina de atendimentos, visto que os idosos fazem parte do grupo de risco da Covid-19. “Foi um ano atípico para todos nós, e infelizmente não conseguimos realizar algumas ações que programamos justamente por atendermos a população de maior risco”, explica.

“Nesse período que os atendidos não puderam vir para o CRI, tivemos acesso a alguns dados e vimos o aumento de muitas doenças, como perda da cognição, depressão, obesidade, além de problemas com automedicação, entre outros. Por conta disso, fizemos um comparativo do ano de 2020 com os outros anos para mostrar a importância desses serviços para a autonomia e bem estar dos idosos e as possíveis disfunções que os mesmos podem desenvolver sem os cuidados necessários”, finaliza Evelyn.

A reunião foi marcada também pela finalização do período de 6 meses de permanência dos alunos do programa de residência multiprofissional, que integra profissionais de nutrição, enfermagem, farmácia e fisioterapia. A residência é mantida pela Unoeste em parceria com o Hospital Regional.

Segundo a coordenadora da residência, Larissa Sapucaia Ferreira Esteves, o trabalho é feito em colaboração com o CRI a fim de apoiar o desenvolvimento das estratégias com os pacientes, aumentar o serviço de atendimento e oferecer para os residentes experiências práticas na área profissional.

Além dos servidores que atuam no “FelizIdade”, estiveram presentes o assessor da Secretaria de Saúde, Jefferson Saviolo, e o coordenador técnico de saúde, Ramon Cano Garcia. (Colaboração- Isabela Gomes)

Fonte: Secretaria de Comunicação