O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Presidente Prudente, órgão vinculado à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), está reorganizando as consultas para atendimento de cães visando ao controle de sarna na população canina e felina do município.

A novidade é que o órgão disponibilizará dois dias fixos da semana, sendo as terças e quintas-feiras, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30, especificamente para atender essas consultas destes animais com sarna.

De acordo com o gerente do CCZ, Ricardo Pisca, a intenção é otimizar os atendimentos específicos para esta zoonose. “A pessoa pode comparecer diretamente ao CCZ sem precisar agendar nestes dois dias da semana (terças e quintas), pois o especialista estará à disposição”, explica o gerente.

“Essa reorganização será importante, pois antes funciona assim: a pessoa ligava para agendar e dependia da disponibilidade do médico veterinário, que geralmente podia estar em outro procedimento”, detalha. “Com essa mudança, o profissional estará dois dias por semana exclusivo para o atendimento de controle de sarna”, explica.

O gerente ressalta que os proprietários de cães devem estar atentos, pois os sintomas da sarna e da leishmaniose são bastante parecidos, como feridas, escamação, coceiras, queda de pelo, entre outros.

Segundo ele, ao levar o cão ao CCZ, já é feita a coleta de sangue para detectar leishmaniose, além disso, é feita a vacinação contra raiva, bem como, são oferecidos gratuitamente os medicamentos para tratar a sarna no animal.

Fonte: Secretaria de Comunicação