A Prefeitura de Presidente Prudente dá sequência ao Projeto de Zeladoria realizado em parceria com a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) e secretarias municipais. Na última sexta-feira (19) foi concluído o setor 1, onde foram retirados mais de 200 caminhões de lixo, entulhos e galhos de árvores, para melhorar os bairros da região leste, da cidade de Presidente Prudente.

Com a conclusão do setor 1 nesta segunda-feira (22/02), algumas equipes já iniciaram paralelamente hoje no setor 2, que compreende outros bairros da região leste. Desde sábado (20), os trabalhos começaram no Jardim Itapura I com mutirão de limpeza e recolhimento de galhos.

Nesta segunda-feira também segue no setor 2 a operação Cata-treco, que já está na Vila Iti e adjacências, iniciando o recolhimento de entulhos e inservíveis, que são colocados nas calçadas pelos moradores.

Confira os bairros que serão atendidos nesta semana: Jardim Itapura, Jardim Santa Filomena, Parque Furquim, Vila Iti, Vila Marcondes, Vila Luso, Vila Mendes e adjacências.

- Balanço do Projeto Zeladoria Setor 1:

Com intensos trabalhos, o mutirão concentrou no setor 1 dezenas de trabalhadores e maquinários, onde foram retirados mais de 200 viagens de caminhões de lixo, entulhos e galhos de árvores.

Confira a quantidade de viagens que atenderam o setor 1: Foram retiradas 130 caminhões de lixo clandestinos; 60 caminhões de coleta de material doméstico inservível através da Operação Cata-Trecos. Além de 15 caminhões de galhos, e outros 10 caminhões de galhos e folhas triturados (compostagem).

As equipes da Operação Tapa-Buraco atenderam os diversos pontos das vias urbanas. Nesta última semana foram aplicadas mais de 65 toneladas de massa asfáltica, perfazendo mais de 2.150 buracos tapados e 1.080 m2.

A Prudenco disponibilizou: 10 caminhões basculantes, 01 Pá carregadeira; 01 Retroescavadeira; 01 Triturador de galhos; além de 70 servidores.

Já pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Sosp) foram 04 máquinas roçadeiras; 05 servidores. Da Secretaria do Meio Ambiente (Semea):01 Caminhão basculante com triturador de galhos; 05 servidores. O projeto teve o apoio da Energisa/Ilumina com reposições de Lâmpadas queimadas.

No Setor 1, o projeto de zeladoria já concluiu diversas melhorias nos seguintes bairros: Jardins Itatiaia, São Bento, Brasília, Parque Alvorada e Vila Paulo Roberto; jardim Brasília, jardim Santana

- Sobre o Projeto de Zeladoria:

O projeto de zeladoria mobiliza diversas equipes para promover melhorias nos bairros, com mutirão da Operação Cata-Trecos, são priorizados serviços de limpeza, poda do mato, roçagem, rastelagem das áreas verde, recolhimento de entulhos da Operação Cata-trecos, com apoio de caminhão para retirada de entulho acumulado por moradores.

Os bairros recebem ainda serviços da operação Tapa-buracos, que recupera as vias urbanas. As equipes da Prefeitura também vão aos bairros levar ações de orientação da população a respeito de saúde e a importância de manter a cidade limpa.

O projeto de zeladoria é determinado pelo prefeito Ed Thomas com o objetivo de manter a cidade de Presidente Prudente limpa e organizada. As ações de zeladoria tiveram início desde o primeiro dia do governo e foram intensificadas com o novo projeto de zeladoria, que consiste num mutirão que concentrará os serviços de limpeza e manutenção em 11 setores da cidade.