A força tarefa da Prefeitura de Presidente Prudente, ação conjunta entre Vigilância Sanitária Municipal (VISA), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) e Defesa Civil, tem realizado um trabalho intensificado de fiscalização, autuação, inspeção, notificação e recebimento de denúncias desde a última quinta-feira (18/02), com o objetivo de conter a disseminação da Covid-19, uma vez que o município se encontra hoje com taxas de ocupação de UTI perto dos 100%, o que ocasionou o rebaixamento da DRS 11 para a fase vermelha.

A VISA, entre a madrugada de quinta e segunda, realizou cinco interdições, 17 autuações e 93 inspeções. Dentre as irregularidades, foram registrados o não cumprimento do horário limite de funcionamento, lotação acima do permitido e consumo de bebida alcoólica além do horário permitido.

O trabalho realizado pela Sedepp, no mesmo período, contabilizou 32 estabelecimentos fiscalizados, sendo oito notificados. Os outros 24 operavam dentro das normas.

Já a Defesa Civil, das 18h de sexta até às 8h desta segunda-feira, registrou 439 denúncias, divididas entre ligações, mensagens de WhatsApp e via sistema. Esse serviço não tem característica fiscalizatória, ele é responsável pelo repasse das denúncias aos órgãos, conforme a particularidade de cada ocorrência.

Também como medida de controle, a prefeitura disponibilizou o serviço de denúncias pelo telefone 156, que agora conta com plantão durante a madrugada.

Fonte: Secretaria de Comunicação