O ano letivo de 2021 está previsto para ser iniciado na primeira semana de fevereiro. A princípio, as aulas continuarão na modalidade remota, com retorno gradativo ao ensino presencial. Para garantir a segurança dos alunos, professores e de toda equipe de apoio, a Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente (Seduc) instituiu uma comissão a fim de discutir os protocolos para retomada do ensino presencial, que também está realizando adequações nas unidades escolares.

A secretária da pasta, Sonaira Fortunato Pereira, tem acompanhado os trabalhos de manutenção e ajuste. Na tarde da última terça-feira (12/01), ela conduziu a equipe de apoio na Escola Municipal Vilma Gianotti Martinez, no Parque Cedral. As manutenções abrangem abertura de janelas, troca de ventiladores e instalação de totens de álcool em gel, por exemplo.

“Estamos realizando o diagnóstico para as devidas adequações em todas as unidades escolares, vale ressaltar que o retorno de maneira híbrida dependerá destas adequações”, relata Sonaira.

Para viabilizar o retorno, o município também está concluindo a compra dos EPIs, iniciada no ano passado, que inclui máscaras para os 20 mil alunos, protetores faciais (face shields) para o corpo docente e equipe de apoio, suportes para álcool em gel, sabonete e papel toalha para os banheiros, dentre outros materiais.

Na capital

Nesta quarta-feira (13/01), a secretária Sonaira Fortunato esteve em reunião na capital, juntamente com o prefeito Ed Thomas. O encontro tratou de assuntos pertinentes à educação e contou com a presença do secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, e do vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia.