Janeiro roxo: Vigilância realiza campanha de conscientização e combate à hanseníase
menu Governo de Presidente Prudente

Janeiro roxo: Vigilância realiza campanha de conscientização e combate à hanseníase

Segunda-feira, 11 de Janeiro de 2021

Janeiro roxo: Vigilância realiza campanha de conscientização e combate à hanseníase

A Vigilância Epidemiológica de Presidente Prudente (VEM) realiza durante todo o mês a campanha “janeiro roxo” em prol da conscientização e combate à hanseníase. A iniciativa visa melhorar o controle da doença, por meio da conscientização da população sobre sua gravidade, bem como a necessidade de diagnóstico e tratamento precoces, contribuindo para a redução do preconceito acerca da doença.

De acordo com a educadora de saúde, Elaine Bertacco, a campanha tem como objetivo divulgar os sintomas para identificar possíveis casos da doença. “O nosso intuito é capacitar os profissionais da saúde e desmistificar os “tabus” e preconceitos que ainda são muito recorrentes nos dias de hoje”, explica.

“A hanseníase é uma doença que existe cura, porém, cabe aos pacientes procurarem o atendimento médico o mais cedo possível para que consigam 100% de eficácia na cura, por isso a importância da campanha”, acrescenta.

Conforme o cronograma da VEM, as ações ocorrerão gratuitamente por meio de panfletos e cartazes informativos que serão distribuídos para os profissionais da saúde tanto nas redes públicas quanto particulares que lidam diretamente com a pele, como em clínicas dermatológicas, de fisioterapia, massagem e outros serviços relacionados.

O que é hanseníase:A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma microbactéria considerada “prima” da tuberculose. Ela é transmitida pela respiração de uma pessoa doente sem tratamento e se instala principalmente na pele e nos nervos.

No corpo, ela se manifesta como manchas brancas, rosas e vermelhas que podem ser apresentar de forma mais elevada ou também como caroços vermelhos.

Essa doença pode atingir homens, mulheres e crianças de todas as idades. A hanseníase tem cura, porém caso não tratada, ou tratada tardiamente pode causar incapacidades físicas ou deformidades nas mãos, pés ou olhos. (Colaboração- Isabela Gomes)

Fonte: Secretaria de Comunicação

Galeria de Fotos

Autor: Divulgação

Outras notícias

Unidades Administrativas
Últimas Notícias
Acesso Rápido

Município de Presidente Prudente

Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081 Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400 CNPJ: 55.356.653/0001-08