Nesta segunda-feira (30/11), às 19h, a Inova Prudente realizará uma live com transmissão pelo Facebook para tratar sobre o tema ‘realidades virtual e aumentada’, tecnologia que tem se destacado nos últimos anos e pode ser peça transformadora para os negócios nos setores de varejo, saúde, construção e jogos.

A iniciativa tem como objetivo demonstrar o que são e como funcionam tais tecnologias. A mediação ficará por conta do diretor-presidente da Fundação, Bruno Carnelóss, e ministrada pelos sócios da SignunVR: os Desenvolvedores de Jogos, Pedro Victor Florêncio e Rafael Ferreira e o Designer, Gabriel Pilizari.

“Os viewers terão uma noção do que essas tecnologias podem oferecer, como aplicá-las em seu negócio ou até mesmo maneiras de usar em casa como ferramenta de trabalho ou entretenimento”, explica Florêncio.

O diretor-presidente da Fundação, Bruno Carnelóss, ressalta a importância de trabalhar assuntos como este. “Estamos em um mundo cada vez mais conectado, sempre aderindo novas tecnologias. Com a realidade virtual e aumentada não é diferente, por isso, a Inova Prudente busca contribuir com este cenário, a fim de que todos estejam a par das oportunidades que elas trazem”.

Qualquer pessoa que queira saber um pouco mais sobre as tecnologias, tanto para uso pessoal quanto profissional, pode participar. É só fazer o cadastro no link https://altvr.com/ e selecionar a opção desejada: 2D (sem óculos) ou com o uso dos óculos VR.

Curiosidade

As realidades virtual e aumentada são tecnologias próximas, mas possuem características diferentes. A RA é a integração de elementos ou informações virtuais no mundo real. Já a RV é uma tecnologia de interface capaz de enganar os sentidos de um usuário por meio de um ambiente virtual, criado a partir de um sistema computacional. Ao induzir efeitos visuais, sonoros e até táteis, a realidade virtual permite a imersão completa em um ambiente simulado, com ou sem interação do usuário.

Segundo o desenvolvedor de jogos, Pedro Victor Florêncio, as realidades virtual e aumentada ainda estão em uma fase de amadurecimento no Brasil. “Muitas pessoas nunca ouviram falar dessas tecnologias, principalmente em centros menores. Nossa expectativa é apresentá-las às pessoas e mostrar tudo o que ela pode oferecer”.

Fonte: Secretaria de Comunicação