Nesta terça-feira (24/11), o Telessaúde completa exatos oito meses de implantação em Presidente Prudente. Agora, o serviço que anteriormente era destinado principalmente para sanar dúvidas dos moradores quanto à pandemia de coronavírus, a Covid-19, foi ampliado e apoia outras frentes de trabalho ligadas à doença.
Dessa forma, além das cerca de 2.600 ligações atendidas desde a implantação, o Telessaúde é utilizado também para apoiar a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) e a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) no acompanhamento dos profissionais vinculados à pasta que passaram pelo inquérito soroepidemiológico.
Conforme dados informados pela professora doutora do curso de Enfermagem e responsável pelo Telessaúde, Larissa Sapucaia Ferreira Esteves, o Telessaúde realizou o monitoramento de 3.973 casos, entre suspeitos e confirmados, além de 211 catalogados no inquérito. Assim, somando as ligações aos números da nova função do serviço, até o momento foram prestados cerca de 6.800 atendimentos.
Ainda em relação às ligações, a responsável pelo Telessaúde conta que as principais são referentes a dúvidas sobre resultados do exame de coronavírus, como proceder em relação aos comunicantes quando uma pessoa testou positivo na residência, além de ajuda para compreender o resultado do teste sorológico.
Para que o serviço garanta um bom atendimento aos munícipes, Larissa ressalta que atualmente todos os cursos da área da saúde da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) estão atuando no Telessaúde, sendo eles: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Odontologia.
Cabe lembrar que o Telessaúde foi uma das primeiras iniciativas implantadas pelo Governo de Prudente, em parceria com a Unoeste, quando foi anunciada a pandemia de coronavírus no Estado de São Paulo, mais precisamente na Capital do Oeste Paulista.
Serviço – O Telessaúde pode ser acionado pelo telefone (18) 3229-1290, bem como pelo Whatsapp (18) 99639-2713.
Fonte: Secretaria de Comunicação