Durante a 14ª atualização do Plano São Paulo realizada nesta sexta-feira (09/10), o Governo do Estado manteve a região do DRS-XI (Departamento Regional de Saúde) na fase amarela, a de ‘flexibilização’. Isso em razão da taxa de internação e de óbitos por coronavírus, a Covid-19, registrada entre os 45 municípios.

Entretanto, o governador João Doria anunciou alterações na fase amarela. Agora, os estabelecimentos comerciais poderão funcionar por até dez horas, o que inclui comércio de rua, academias, shoppings e prestadores de serviços, como, por exemplo, os salões de beleza. Além disso, os bares e restaurantes poderão funcionar até as 23h, sendo este o limite máximo para permanência dos clientes no espaço. Dessa forma, os serviços aos consumidores deverão ser interrompidos às 22h.

Segundo o governador, as novas medidas da atualização do Plano São Paulo passam a valer a partir deste sábado (10) e seguem até 16 de novembro, quando haverá uma nova atualização.

Ainda durante o pronunciamento, o governador ressaltou que diante do feriado de segunda-feira (12) e da iminência de outro em menos de 30 dias, sendo o de Finados no dia 2 de novembro, “é necessário ter cautela, cuidado, atenção e proteção”. “Até que tenhamos a vacina, todos devemos ter extremo cuidado com nossas vidas, dos familiares e amigos. Precisamos compreender que podemos desfrutar do final de semana prolongado, mas com cuidado. O vírus não escolhe vítima, nem idade, sexo e condição socioeconômica”.

“O vírus continua presente e se as pessoas aglomerarem, o risco é a retomada da força do vírus. O verão na Europa deixou uma lição pro mundo e importante pro Brasil, o segundo país com maiores índices de contaminação e morte. O descuido, com a falta de uso de máscaras e aglomerações, criou em alguns locais nesses países europeus, uma segunda onda de infecção do coronavírus. Que sirva de lição ao Brasil e todas as regiões do país”, acrescentou.

Fonte: Secretaria de Comunicação