Teve início nesta quarta-feira (09/09), a organização para análises do RT-PCR (Transcrição reversa seguida de reação em cadeia de polimerase), exame que detecta o coronavírus, a Covid-19, no IAL (Instituto Adolfo Lutz) de Presidente Prudente. Ao todo, será possível a realização de 92 diagnósticos na capital do Oeste Paulista.

Com isso, a partir desta quinta (10), além dos resultados recebidos pela VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) por laboratórios conveniados ao IAL de São Paulo, diariamente o boletim poderá contar com mais 92 resultados, cuja análise do material será feita em Prudente.

Neste primeiro momento, serão priorizados os exames em pacientes internados e em pessoas que faleceram, sendo em ambos com suspeita de coronavírus, bem como aos profissionais de saúde de Prudente e dos outros 44 municípios que integram o DRS-XI (Departamento Regional de Saúde).

Para que seja possível priorizar o diagnóstico nos casos citados, o IAL Prudente encaminhou o protocolo com as orientações necessárias para todas as unidades de saúde que realizam a coleta do material para exame de Covid-19.

O objetivo de priorizar o diagnóstico em pacientes suspeitos é para que, no caso de resultado positivo, haja início imediato no tratamento para Covid-19. O mesmo deve refletir ainda na redução da taxa de ocupação de leitos de enfermaria e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para o tratamento da doença, uma vez que um paciente apenas com suspeita de coronavírus ocupa um quarto inteiro por precisar ficar isolado. Já em relação aos casos de óbitos suspeitos, a intenção é conseguir dar respaldo de forma mais rápida à família.

Por fim, a priorização do diagnóstico nos exames de profissionais da saúde é para que o serviço prestado à população não seja prejudicado pela falta de recursos humanos, já que um trabalhador com suspeita da doença tem de ficar por 14 dias afastados de suas funções para que não coloque os pacientes em risco.