Por conta das demandas na remoção de pacientes com Covid-19, que necessitam de transporte com suporte avançado de vida e atendimento pré-hospitalar, a Central de Ambulância SAME (Serviço de Atendimento Móvel de Emergência) -192 - implantou o USA (Unidade de Suporte Avançado) que consiste numa ambulância equipada e com equipe ampliada com a contratação de médico.

A iniciativa visa melhorar e ampliar o serviço e atendimento de pacientes da Covid e atendimentos pré-hospitalar de pacientes graves. Para a implantação da Unidade de Suporte Avançado, além da contratação de médico, também foram adquiridos equipamentos: Respirador de Transporte, Cardioversor/Desfibrilador, Bomba de Infusão e Aspirador.

De acordo com o coordenador da Central de Ambulância, Marco Aurélio Lúcio, era uma reinvindicação antiga do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência, pois antes o médico era cedido pela UPA (Unidade de Pronto-Atendimento), para auxiliar no transporte do paciente grave, o que muitas vezes poderia deixar a UPA desfalcada.

“Agora além do GRAU (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências) nós agora também temos o suporte avançado de atendimento especifico com a presença do médico e de todos os equipamentos necessários. Com a ambulância totalmente equipada para realizar o primeiro atendimento, Também instituímos os protocolos de atendimento hospitalar”, explica o coordenador do Serviço.

“Um dos principais objetivos da Unidade de Suporte para fazer a remoção dos pacientes com Covid-19 das UPAs até o Hospital Regional e Hospitais da Região”, explica o coordenador.

Conforme o coordenador da Central de Ambulância, a contratação de médico ajuda contribui com a diminuição de custos, proporciona um atendimento especializado e humanizado para cada situação.

Além da redução nos atendimentos nas UPAS, pois com o médico vai ao local da ocorrência e dependendo algumas situações são resolvidas no local, com esse primeiro atendimento o que resulta inclusive na diminuição de custo. O serviço também fornece medicação, caso seja necessário.

A equipe do SAME é composta por enfermeiro, auxiliar de enfermagem, motorista e a partir do dia 1º de setembro agora conta com médico, que acompanha os atendimentos de emergência.

As ocorrências de competência da USA (Unidade de Suporte Avançado) que acompanha atendimento médico especializado são: paradas cardiorrespiratórias, AVC, crise convulsiva, fraturas expostas, pacientes com grandes hemorragias, partos iminentes, crises de hipoglicemias de pacientes diabéticos, entre outros casos graves.

Todos integrantes da equipe receberam treinamentos para manuseio dos equipamentos e protocolos de atendimento Hospitalar.

A Central de Ambulância é um serviço mantido pela Prefeitura de Presidente Prudente por meio da Secretaria Municipal de Saúde.