Na noite desta quarta-feira (05/08), os pré-acelerados do Edital da Inova Prudente fizeram uma conexão com o ecossistema de Bauru – SP para falar sobre um novo modelo de negócio, o “Venture Builder”. Mediado pelo Secretário de Tecnologia, Rogério Alessi, o bate-papo contou com a presença do idealizador e CEO Anderson Arcenio, e o diretor de operações, Giovanni Oliveira.

Arcenio explicou que uma “Venture Builder” é “uma empresa focada em construção de negócio, que existem variações no modelo”. Ainda, ele ressaltou que os empreendedores devem reconhecer esse modelo como um potencial parceiro, “estamos muito presos em aceleradoras, fundos, captação de investimento anjo, mas existem outros modelos, e dependendo do grau de maturidade isso pode fazer sentido”, completou.

De acordo com o site Startupi e um estudo divulgado pela CB Insights, esse modelo de negócio atingiu a marca de US$ 57,1 bilhões investidos em 2019, o que corresponde a um crescimento de mais de 200% nos últimos cinco anos, destacando como esse formato tem ganhado mais espaço no empreendedorismo.

Os convidados agradeceram pelo convite e destacaram o trabalho que vem sendo feito pela Inova Prudente. “Vale a pena a gente parabenizar pelo trabalho da Inova, quando a gente olha de Bauru a velocidade que o ecossistema de Presidente Prudente se formou e se desenvolveu é impressionante”, ressaltou Arcenio.

Por fim, o secretário de tecnologia ressaltou que o objetivo do encontro foi de criar condições, ambiente, fomentar e estimular os empreendedores. Alessi também deixou claro a importância do ecossistema de Bauru, que foi uma das referências no crescimento da fundação.

Experiência

Os pré-acelerados tiveram a oportunidade de apresentar seus respectivos projetos para os convidados da noite, a fim de familiarizá-los com cada um dos empreendedores e auxiliá-los quanto a realidade de cada projeto.

O empreender Diego Meidas contou que não conhecia o termo utilizado e que foi muito interessante. “Mais uma vez a Inova nos surpreendeu com um meetup de qualidade e conteúdo relevante, trazendo aos acelerados empresas que podem nos auxiliar nessa jornada empreendedora”. Já para João Paulo Nunes, o meetup “foi bem produtivo, esclarecedor, para que a gente conheça um leque de opções em que você pode utilizar de outros contratos e possibilidades de melhorias para chegar em uma startup melhor”.

Renan Berbel, que também é pré-acelerado, destacou um certo alívio ao saber sobre o Venture Builder e suas formas de investimento. “Passa mais segurança para quem está aportando os recursos na nossa empresa, e ajuda no desenvolvimento do nosso negócio. Ter essa visão externa do projeto, por alguém que não esteja ‘viciado’ na solução é importante para corrigir detalhes que podem ser fundamentais para o sucesso do negócio”.

A próxima etapa será o Pitch que acontece nos dias 10, 11 e 12 de agosto de forma remota pela plataforma Zoom e a ordem das apresentações serão definidas nesta quinta-feira (06/08) por meio de um sorteio e com a presença de todos os empreendedores.