Com o início da pandemia do Covid-19, a Prefeitura de Presidente Prudente por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) se reinventou e criou novas ações, com o objetivo principal de contribuir com parte dos trabalhadores do segmento cultural da cidade.

No dia 29 de julho de 2020 foi aprovada a Lei Aldir Blanc, Lei Federal 14.17/2, sendo o primeiro mecanismo federativo de investimento em cultura. Os R$ 3 bilhões previstos representam o maior investimento no setor já feito pelo Governo Federal. Ela se tornou realidade devido a uma iniciativa do Fórum dos Secretários Estaduais de Cultura e do Congresso Nacional.

Desse total, R$ 264,1 milhões serão destinados para o Estado de São Paulo e R$ 302,1 milhões para os municípios paulistas. Presidente Prudente deverá receber aproximadamente R$1,5 milhões, recursos que serão destinados para auxílio emergencial aos trabalhadores culturais, aos espaços culturais, a projetos e editais.

O setor cultural vem sofrendo também com os impactos negativos neste momento de pandemia do Covid-19. Prudente conta com milhares de artistas das diferentes linguagens culturais, como, música, dança, teatro, circo, artesanato, literatura, cinema, artes visuais, entre outros. Centenas desses artistas são trabalhadores que tem como a principal renda, as atividades culturais.

Nos últimos quatro meses a Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente realizou, a Mostra de Artes em Ambientes Virtuais, Lives Teatrais, projeto Cultura e Arte na sua casa, Concurso Literário, Parada do Orgulho LGBTQI+ em Casa, Lives Circenses, Lives musicais, Mostra de Hip Hop em ambiente virtual, edital da Virada Cultura em casa, Pinacoteca Virtual, Arraía Drive-Trhu do Matarazzo, Show Drive-In Prudente e a Show Drive-In Kids.

A Secult cedeu também os espaços do Centro Cultural Matarazzo disponibilizando internet e sonorização para a realização de lives. Até o momento, mais de 300 trabalhadores do setor cultural participaram das atividades, ações essas que vem amenizando os impactos negativos neste atual momento.