A Unidade de Pronto Atendimento de Presidente Prudente da zona norte (UPA) comemora na próxima terça-feira (30/06) dois anos de atendimentos. Neste período os cerca de 90 funcionários já realizaram 205.069 acolhimentos, sendo 59.274 atendimentos em 2018 (de julho a dezembro), 109.271 no ano seguinte e mais 36.524 até o fim de maio deste ano. Por mês, a média é de aproximadamente 9 mil atendimentos.

Além da UPA do Jardim Guanabara, Prudente conta ainda com outras três portas de entrada de urgência e emergência municipais: a UPA do bairro do Ana Jacinta, na zona sudoeste, e os Prontos Atendimentos (PAs) do Jardim Santana, na zona leste, e da Cohab (Cohabão), na zona oeste, proporcionando aos moradores um acesso a saúde muito mais próximo e eficaz.

Segundo a assistente social Thaynara Bertone, que acompanhou desde o começo todos os processos de inauguração da unidade, ela possui um papel muito importante para a população local. “Quando a UPA da zona norte foi inaugurada, as pessoas sempre comentavam que foi um ganho muito grande para a região, pois muitas vezes não tinha linhas de ônibus para estarem se locomovendo até a Unidade do Ana Jacinta, e hoje em dia já temos essa facilidade com o complexo de saúde da Guanabara”.

Além disso, Thaynara relata um pouco de como é o cotidiano na emergência e que não é fácil estar a frente desse local. “Todos os dias é um desafio, pois são demandas que muitas vezes surgem de maneira repentina, mas me sinto muito realizada trabalhando aqui”, acrescenta.

O complexo de saúde funciona 24 horas por dia, e para manter a unidade aberta com todos os recursos necessários, o custeio mensal está na faixa de R$ 800 mil.

Estrutura – Localizada na Rua Alvino Gomes Teixeira, esquina com a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, a unidade conta com estrutura climatizada, recepção central com funcionários em tempo integral, acomodações para os usuários, sistema de senhas eletrônicas, cadeiras de rodas e macas.

No espaço, são duas salas de triagem com enfermeiros, sendo esses responsáveis por realizar a classificação de risco, conforme protocolo de Manchester em todos os pacientes que necessitam de atendimento.

O trabalho de saúde conta com cinco consultórios médicos para atendimentos clínicos e pediátricos, consultório odontológico para atendimento de urgência; além de salas de medicação com capacidade para atendimento imediato de até seis pacientes consecutivos em ambiente climatizado e confortável; de sutura e pequenos procedimentos; de curativos; de inalação; e de coleta de exames laboratoriais e vacinação, sendo esta exclusiva para realização de tratamento antirrábico.

A UPA conta ainda com salas de Raio-X com equipamentos de alta qualidade; de observação com seis leitos; de observação infantil com sete leitos; e dois quartos de isolamento. Na unidade, todas as salas e quartos são equipados para atendimento de emergência.

Ainda na UPA da zona norte, a farmácia central conta com vários insumos e medicamentos, enquanto que há ainda a central de material e esterilização para garantir qualidade e segurança do paciente; e a sala de emergência com quatro leitos, com equipamentos para atender pacientes em estado grave e com necessidades de cuidados intensivos, além de suporte para transporte de pacientes em estado crítico para hospitais de referência. A estrutura dispõe ainda de ambulância equipada para transporte desses; bem como com sala de conforto e refeitório para todos os profissionais.

Por fim, para garantir maior conforto aos usuários do serviço, a unidade tem estacionamento próprio e amplo. (Colaboração- Isabela Gomes)