O ano está na segunda quinzena de junho. Em um período normal, em uma data desta, muitos já teriam entoado as canções típicas de festa junina e aquele cheirinho gostoso dos tradicionais quitutes juninos também teriam tomado conta do ar. Porém, devido à pandemia de coronavírus, a Covid-19, neste ano não haverá os festejos.

Para não deixar que a tradição em Presidente Prudente seja esquecida, a Prefeitura, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), organizou uma programação diferente e virtual para comemorar a semana junina de São João. Todas as lives serão transmitidas no Facebook da Secult.

Assim, a partir desta segunda-feira (22/06) e até o dia 27 deste mês, haverá a seguinte programação. Abrindo os festejos, na segunda, às 10h, haverá contação de histórias ‘Contos Caipiras’, com Sueli Pereira e Sandra Alves; na terça (23), às 10h, decoração fácil para Festa Junina; na quarta (24), às 10h, receita de pé de moça, e, às 19h, ‘São João em casa’, com a live do Grupo Som do Oeste, Jorginho do Teclado e dança típica; na quinta (25), às 10h, receita de quentão; e na sexta, às 10h, Arraia do Matarazzo, live com quadrilha junina;

Encerrando a programação, no sábado (27), às 16h, Arraia do Matarazzo Drive Thru, defronte ao estacionamento do Centro Cultural. No dia, haverá distribuição gratuita de pipoca e quentão sem álcool. Para pegar a bebida, será necessário que as pessoas levem a caneca. A Secult ressalta que só será entregue para aqueles que estiverem dentro dos veículos e usando máscaras, para evitar que haja aglomeração e para que ninguém seja exposto a risco.

Segundo o secretário da pasta Paulo Silvio Sanches, o objetivo do Arraia do Matarazzo é não deixar a cultura tradicional de festa junina ser esquecida em Prudente. “Não haverá aglomeração de pessoas, serão somente lives com danças, músicas e culinária junina para que as pessoas comemorem dentro de suas casas, com aqueles familiares que já estão cumprindo o isolamento juntos, sem convidar outras pessoas. E a novidade principal é o Arraia em Drive Thru”, finaliza.