Ao longo das consultorias do Edital de Aceleração 2020, os empreendedores vêm compreendendo que para dar vida a uma startup é preciso todo um planejamento, sendo necessário alinhar as estratégias de marca para o crescimento dela. O posicionamento online é um dos fatores essenciais na construção da startup, por isso, nesta última terça-feira (16/06) foi realizada uma live com a Jornalista e Publicitária, Tatti Maeda.

Os pré-selecionados puderam compreender que o objetivo do planejamento estratégico é dar forma aos negócios e produtos de uma empresa, de modo que eles possibilitem os lucros e o crescimento almejados.

“O posicionamento não é o que faz o produto, mas sim o que o seu produto faz com a cabeça do seu público alvo. Então, quando a gente se posicionar é preciso pensar como a gente quer que esse público crie a imagem e percepção de valor do nosso negócio”, pontuou, Maeda.

Durante o encontro, eles puderam compreender a definição dos pilares do posicionamento online que são: missão, visão e o valor. Tatti destacou que é preciso ter clareza quanto a esses tópicos, pois são eles que acompanharão a marca da startup.

Após o encontro, os empreendedores terão que definir a missão, visão e valor de suas respectivas startups. Quando as definições são:

Missão: Diretamente ligada às metas e os motivos para os quais foram criadas, oferece uma visão sobre o que os líderes da empresa consideram o objetivo principal de estar nos negócios.

Visão: A visão deve representar a percepção externa. Como a organização quer ser percebida no mundo?

Valor: São os ideais de atitude, comportamento e resultados, que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros.

Nesta noite, também foram iniciadas as consultorias individuais com cada startup participante da pré-aceleração, onde eles serão auxiliados por Tatti Maeda. Eles também definirão o tom e a voz (explicado na aula anterior) que devem ser utilizados pela startup.

Fonte: Secretaria de Comunicação