Após reunião no Palácio dos Bandeirantes nesta terça-feira (16/06), o prefeito Nelson Bugalho anuncia que nos próximos dias haverá a ampliação dos leitos exclusivos para o tratamento de coronavírus, a Covid-19, em Presidente Prudente e região.

Os representantes do Estado não deram mais detalhes sobre como se dará este aumento de leitos, mas informou que o montante será exclusivo para tratamento de casos mais graves da Covid-19, que precisam de internação.

Segundo o chefe do Executivo prudentino, a ampliação da capacidade de atendimentos para pacientes com sintomas graves da doença é um fator importante e essencial para que a região de Prudente, que integra a DRS-XI (Departamento Regional de Saúde), possa avançar de fase e permitir, de forma gradativa e consciente, a retomada das atividades econômicas.

Cabe lembrar que além de índices de casos positivos, óbitos e internações por Covid-19, outro indicador levado em consideração no Plano São Paulo para que as regiões avancem de fase é justamente a taxa de ocupação de leitos de UTI destinados exclusivamente ao tratamento da doença.

“Esse aumento será essencial para que a região de Prudente possa subir de fase no Plano São Paulo, ao menos para a laranja, como atualmente estáa maioria dos municípios paulistas. Essa permite o funcionamento do comércio e serviços, desde que seguidos vários critérios rigorosos”, pontua Bugalho.

Participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, os deputados estaduais Ed Thomas e Mauro Bragato, bem como os prefeitos de Álvares Machado, Roger Gasques, Anhumas, Genildo Ramineli, Estrela do Norte, Cícero Cirino da Silva, Irapuru, Silvio Ushijima, Marabá Paulista, Miguel Duarte Costa, Martinópolis, Cristiano Macedo Engel, Narandiba, Itamar dos Santos Silva, Paulicéia, Ermes da Silva, Presidente Venceslau, Jorge Duran, Presidente Bernardes, Reginaldo Luiz Ernesto Cardilo, Rancharia, Alberto César Centeio de Araújo, Regente Feijó, Marco Rocha, e Santo Expedito, o vice-prefeito Cássio Bernardelli Rêgo.