Com o objetivo de apresentar o diagnóstico referente ao processo de certificação de Indicação Geográfica ligada à batata doce, a Inova Prudente recebeu na manhã desta quarta-feira (10/06) o Prefeito Nelson Bugalho, produtores de batata-doce, integrantes da comissão da Associação dos Produtores de Batata Doce de Presidente Prudente e Região (APROBARPP) e representantes de instituições e sindicatos.

O encontro teve como objetivo alinhar as etapas e estratégias desta segunda fase para incluir Presidente Prudente e região no mapa de Indicações Geográficas (IG) do Sebrae-SP. A certificação consiste no registro de Prudente, no INPT (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). A conquista contribuirá com o desenvolvimento regional, com agregação de valor à cultura da batata-doce.

Para alcançar esse reconhecimento, Prudente deve passar por várias etapas A 1º fase já concluída envolveu a aprovação do diagnóstico. A 2º fase é a estruturação, fortalecimento da APROBARPP e a 3º fase é a Consolidação que envolve as ações de mercado.

Na ocasião, o Prefeito Nelson Bugalho ressaltou a importância da indicação geográfica. “A grande luta da Batatec é para que a gente consiga transformar a bata doce, que é a matéria prima, em outros produtos para agregar ainda mais valor”. Ele ressalta: “é importante a parceria que se estabelece entre os produtores e os demais organismos, para assim, impulsionar esse crescimento”.

Em representação ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), estiveram presentes Analista de Negócios Rodolfo Fachiano e o Gerente Regional, José Carlos Cavalcante.

Rodolfo iniciou o evento explicando o quanto a IG é responsável por agregar valor aos produtos e favorecer a região produtora. Além disso, destacou que com o reconhecimento, as regiões ganham notoriedade pelos seus produtos ou serviços, além de agregar reputação e qualidade ao local, possibilitando a promoção turística da região e favorecendo o desenvolvimento das zonas rurais e urbanas.

Em complementação, José Carlos Cavalcante, comentou que é muito importante que se tenha essa evolução na cadeia da batata doce no município e pontuou que este é o momento de valorizar essa conquista. “É de muita importância o que está sendo proposto, onde podemos e queremos chegar. Queremos fazer com que Prudente e região sejam reconhecidos por todo o Brasil e quem sabe fora dele”, disse.

Marcelo Costilho Jorge, Diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico atuando no setor do Agronegócio e Agricultura Familiar e Coordenador da Batatec, afirmou a grande satisfação da realização deste evento ao lado de grandes produtores. “Este é um momento histórico para Presidente Prudente e toda a região, podendo saber que iremos transformar essa sociedade de uma maneira muito ativa na questão do desenvolvimento social, fomento e principalmente, cuidando de gente que é o nosso principal dever”, destaca.

Por fim, o atual Presidente da APROBARPP, Ademir José Corte, disse que o assunto retratado foi de extrema importância para a região produtora de batata doce. “O lançamento da indicação geográfica com certeza irá nos valorizar, já que isso é um longo processo. Já tivemos os primeiros passos dados, mas ainda temos um caminho árduo para seguir”, pontua.

Histórico

O desenvolvimento da cadeia produtiva da batata-doce na região continua a render frutos e se destacar em âmbito nacional. Em 2016, a região de Prudente foi considerada a segunda maior produtora de batata doce segundo o ranking brasileiro.

Logo, em 2017, a Prefeitura em parceria com produtores criaram a Batatec – Feira Tecnológica de Batata Doce, para promover e divulgar a batata doce produzida na região, com o objetivo de fomentar atividades econômicas no setor industrial, comercial, turismo e serviços, além de uma demanda por conhecimento técnico, visando à sustentabilidade de sua produção.

A Batatec, cuja primeira edição foi realizada em junho de 2018, reuniu 250 produtores rurais e agricultura familiar, 51 pequenos negócios e empreendimentos, tornando a região de Presidente Prudente referência nacional.

Em 2019, o prefeito Nelson Bugalho conseguiu esse feito na categoria Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, com o projeto Feira Tecnológica da Batata-Doce - Batatec, realizado por meio da Sedepp, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que competiu com apenas um finalista, o município de Garça.