O desenvolvimento da cadeia produtiva da batata-doce na região continua a render frutos e se destacar em âmbito nacional. Agora, o objetivo é ser incluído no mapa de Indicações Geográficas (IG) do Sebrae-SP. Na próxima quarta-feira (10/06), às 10h30, na Fundação Inova Prudente, ocorre a apresentação do diagnóstico para continuidade do processo de certificação de IG ligada à batata-doce.

Este é o primeiro passo para que Prudente e região possam receber o reconhecimento da Indicação Geográfica, que é uma ferramenta coletiva de valorização de produtos tradicionais vinculados a determinados territórios. As IGs são responsáveis por agregarem valor aos produtos e protegerem a região produtora. Além disso, com o reconhecimento, as regiões ganham notoriedade pelos seus produtos ou serviços. A indicação agrega ainda reputação e qualidade ao local, possibilitando a promoção turística da região e favorecendo o desenvolvimento das zonas rurais e urbanas.

A Batatec, que nas duas edições recebeu mais de 50 mil pessoas, busca promover e divulgar a batata-doce produzida na região a fim de estimular as atividades econômicas no setor industrial, comercial, turismo e de serviços, além de promover uma demanda por conhecimento técnico visando à sustentabilidade de sua produção. Com a Feira Tecnológica, a região de Prudente se tornou referência nacional e já foi contemplada com o Prêmio ‘Prefeito Empreendedor’ pelo Sebrae.

A apresentação sobre as IGs contará com a presença do prefeito Nelson Bugalho, produtores de batata-doce, integrantes da comissão e demais autoridades. Para seguir todas as orientações sanitárias em razão da pandemia de coronavírus, a Covid-19, é necessária a confirmação dos participantes no evento, bem como a utilização de máscaras. No local, também será disponibilizado todos os cuidados de higiene e segurança, como distanciamento e álcool em gel. Toda a imprensa está convidada a também prestigiar o evento.

Vale salientar que neste mês a Batatec realizaria sua terceira edição, porém, devido a pandemia da Covid-19, o evento foi adiado.