A Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente (Semepp) realiza matérias em homenagens aos profissionais que atuam na pasta. O destaque desta vez é a carreira do professor Alexandre Vieira Arantes Serra, técnico da equipe de karatê da Semepp. Conhecido no meio esportivo carinhosamente por Xandão, natural de Presidente Prudente, nasceu no dia 22 de novembro de 1977, tem 42 anos. Serra estudou na rede pública de ensino. Passou também pelo Senai, onde obteve a formação técnica em mecânica geral. Ele é casado com Josiane de Oliveira Pirão Serra, com quem um filho, Pedro Serra de 10 anos.

Serra se formou em Educação física Plena na Universidade do Oeste Paulista e também fez Pós-Graduado em Fisiologia, Metabolismo do Exercício e Treinamento na Universidade do Oeste.

Sua carreira teve início no karatê no ano de 1991 na cidade de Regente Feijó na quadra municipal com o professor e técnico de karatê Luiz Otavio Aranha Lacombe. Em pouco tempo, já passou a treinar com a equipe principal em Prudente na academia do Lacombe.

Hoje Xandão é Faixa preta 5º Dan da federação Paulista de Karatê ( FPK ) e da Confederação Brasileira de karatê ( CBK ). Como atleta Serra defendeu vários clubes, entre eles: Associação Tênis Clube de Presidente Prudente, Clube de Regatas Vasco da Gama entre outros como atleta integrou as seleção Paulista, Seleção Goiânia, Seleção carioca.

Serra obteve vários títulos municipais, estaduais, nacionais e internacionais e ele o foi primeiro prudentino a representar a cidade no primeiro Campeonato Mundial Juvenil da modalidade pela WKF realizado no ano de 1996 na cidade de Johanesburgo África Do Sul. Serra obteve alguns títulos em 1995 Vice-Campeão Pan-Americano Individual e 3º Colocado Por Equipe Pan-Americano – Curação Antilhas Holandesas caribe, em 1995 – 5º colocado no primeiro campeonato mundial categorias de base em Johanesburgo África Do Sul; pentacampeão dos jogos regionais, campeão geral dos jogos aberto de inteiro primeira divisão 1995 na cidade de são Jose do Rio Preto - SP em 1995, Bicampeão Brasileiro de clubes, 2000 - Campeão Jogos Regionais – Oswaldo Cruz, 1999 - Campeão Carioca de Equipes, 1999 - Campeão Brasileiro de Clubes, 1998 - Campeão Paulista - Campeonato Paulista - Serra Negra, 2001 – Campeão Paulista Open, 2001 – Vice-Campeão Paulista acima de 80kg entre outros.

Xandão iniciou seu trabalho como professor na antiga Academia Luiarte (1995), depois passou pela Anaconda Sport Center (1998 a 2000) e Sociedade São Vicente de Paulo no Conselho Central dos Vicentinos (2001 a 2012).

Na Semepp iniciou seu trabalho em 2009 como professor de futsal e futebol de campo e o karatê no Projeto Social por dois anos no ginásio de esporte da Vila Iti. Paralelamente, Serra atendia 40 crianças e adolescentes na Sociedade São Vicente de Paulo no Conselho Central dos Vicentinos de Presidente Prudente como voluntário ministrando aulas de karatê na qual ficou por mais de 10 anos como voluntário.

Alexandre Serra foi também Coordenador da Praça da Juventude Francisco Vinha no Conjunto Habitacional Ana Jacinta durante seis anos, onde teve início as escolinhas de iniciação esportiva juntamente com o professor Renato Franco (em memória) na modalidade de karatê, e trabalhou também com iniciação esportiva de futsal, futebol e ginástica para mulheres e idosas em 2012. Um trabalho em conjunto ele conseguiu colocar a Praça da Juventude Francisco Vinha como referência nacional de modelo de utilização de praça pelo Ministério dos Esportes.

Com o falecimento trágico e precoce do técnico Renato Franco (em memória) em outubro de 2014, Alexandre Vieira Arantes Serra ( Xandão) passa acumular o cargo de professor das escolinhas de formação e tem de técnico em Prudente em 2015, Xandão é convidado a ser técnico da Federação Paulista de Karatê na qual está no cargo até hoje.

Neste período como técnico, Xandão acumula vários títulos: atual Pentacampeão Brasileiro de Karatê Geral, ( 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019), em 2015 – Campeão Paulista geral com a equipe na fase regional, 2015 – Campeão Paulista geral com a equipe e na fase final , 2016 - Campeão Paulista geral com a equipe na fase regional, 2016 – Vice-campeão Paulista geral com a equipe e na fase final, 2017 - Campeão Paulista geral com a equipe na fase regional, 2018 – Campeão Paulista geral fase regional, 2018 - Campeão jogos regionais no feminino e masculino, 2019 – Vice-Campeão Paulista geral fase regional, 2019 - Vice-campeão-Campeão estudantil geral feminino, 2019 – Vice-Campeão Paulista geral fase regional, 2019 – Vice-Campeão jogos regionais no masculino, 2019 – Campeão jogos regionais no feminino, 2019 – atleta Campeão Pan Americano no Equador, 2019 – atleta medalha de bronze Sul Americano na Bolívia.

Por tantas conquistas e muito trabalho, Xandão fala da alegria de trabalhar com o esporte, especialmente no karatê.

“Eu só tenho que agradecer ao esporte, pois através da modalidade que escolhi o Karatê, como atleta, fiz muitos amigos e conquistei muitos títulos. Tive o prazer de representa minha cidade, meu estado e meu país . Conheci muitas pessoas no meio do esporte e através do esporte consegui estudar e trabalhar. Hoje estou muito feliz trabalhando na secretaria de esporte de Presidente Prudente, pois estou transmitindo para as crianças, adolescentes e adultos um pouco do que eu vivi e aprendi com o esporte e assim como atleta hoje como técnico estou tendo o prazer em defender as cores do meu município e do meu estado e assim continuando um legado da modalidade em nossa cidade”, comentou Xandão.

Vale ressaltar que seguindo as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do decreto municipal 30.731/2020, a Semepp, segue com suas atividades suspensas.