A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), recebeu o Relatório de Ensaio ‘Análises Microbiológicas’, isto é, o teste que comprova a eficiência da filtração bacteriana das máscaras utilizadas pelos funcionários que atuam na linha de frente do enfrentamento ao coronavírus, a Covid-19, cujo EPI (Equipamento de Proteção Individual) foi adquirido pelo Município.

Segundo documento, as máscaras apresentaram 98,30% de eficiência de filtração bacteriana, ou seja, 3,30% acima do preconizado, que é de 95%. Assim, o EPI é considerado apto para utilização por profissionais da área da saúde.

A análise foi realizada por laboratório devidamente acreditado à CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que é o único organismo de acreditação reconhecido no Brasil. O instituto está de acordo ainda com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR ISO/IEC 17025 – Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração.

As máscaras foram submetidas à análise até mesmo em atendimento a solicitação da Câmara Municipal de Prudente que apurava supostas irregularidades na eficiência do EPI. Entretanto, as mesmas foram descartadas após emissão do laudo.

Fonte: Secretaria de Comunicação