O prefeito Nelson Bugalho participou nesta terça-feira (19/05), da entrega de mais um item de proteção aos colaboradores da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento): a máscara protetora face shield. No ato, que ocorreu no Aterro Sanitário, foram entregues 50 EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Entretanto, a empresa de economia mista estima a entrega de 500 itens.

Um dos diretores da Prudenco, Claudio Peretti, explicou que a face shield foi distribuída aos colaboradores que atuam no aterro, bem como será entregue aos coletores e àqueles que atuam na varrição pública. “É um item necessário diante da pandemia [de coronavírus, a Covid-19]. Estamos preocupados e procurando meios legais para que trabalhem sempre com mais segurança”, expôs.

O prefeito parabenizou a Prudenco pela preocupação com os colaboradores que são fundamentais para a cidade e que permanecem atuando neste momento. “Sabemos que manter a cidade limpa é difícil e para essa tarefa árdua contamos com o empenho de todos os colaboradores da Prudenco. Só temos a agradecer e sempre procurar meios para que atuem em segurança”.

No local, o chefe do Executivo conferiu também as obras de encerramento do aterro. Na parte superior, todo maciço já foi reconformado, a área do aterro cercada, foram construídas tubulações para queira dos gases gerados e canaletas para recolhimento de chorume e dispersão de águas das chuvas.

Ainda no local, cujo projeto é que se transforme em uma praça pública em dez anos, já foi plantada grama e também houve a reforma de todo acesso aos entorno do aterro, assim como houve a construção das lagoas em concreto de chorume para recolhimento e tratamento do mesmo.

Conforme a Prudenco, são realizadas regularmente todas as análises laboratoriais exigidas do chorume e de possíveis áreas contaminadas e o monitoramento do deslocamento do maciço.

Também no espaço, Bugalho verificou a operação do lixo coletado, onde todo resíduo é descartado e, concomitante ao ato, é devidamente aterrado. A área conta com mantas para evitar a contaminação do solo e com todas as tubulações para drenagem, o que diminuiu consideravelmente a quantidade de aves próximas à operação do lixo.

“Com a disposição nesta área, o Município economiza R$ 20 milhões ao ano, que é um valor que a Prefeitura não teria à disposição para dispor o lixo em um aterro particular. Além disso, é uma área que já tinha lixo e foi devidamente adequada para que não haja contaminação do solo. Estamos dispondo até que tudo fique nivelado [até a parte superior que tem mais de 30 metros], para posterior construção da praça”, detalhou Bugalho.

Em relação às aves, a Prudenco e a Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) realizaram um estudo e o colocaram em prática com a instalação de um dispositivo sonoro que é acionado a cada um minuto e meio. “O método tem mostrado eficácia e perceptível a diminuição de urubus no aterro”, ressaltou Bugalho.

Participaram também da visita ao local Telmo Guerra e Jorge Guazzi, ambos da diretoria da Prudenco, o secretário da Semea, Wilson Portela, e demais funcionários da pasta, entre outras pessoas.