Além dos ambientes hospitalares, manter a limpeza doméstica é essencial na contenção do Coronavírus, a Covid-19. Por isso, a Prefeitura de Presidente Prudente reforça a importância de redobrar os cuidados com o descarte dos resíduos domiciliares,principalmente para as pessoas com suspeitas ou confirmadas com a doença. A medida visa proteger os coletores e agentes de limpeza da cidade.

Segundo Nelissa Garcia Malarim, diretora do Departamento de Educação Ambiental da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), as pessoas que estiverem com sintomas precisam tomar cuidado no momento de efetuar o descarte. “A orientação é que para as casas com um caso suspeito, é necessário fazer o acondicionamento do resíduo em sacos duplos, um com o lixo convencional e o outro limpo, para diminuir as possibilidades de contaminação”.

A diretora afirma também que em ambientes com indivíduos confirmados com a Covid-19, não é recomendado a separação de resíduos recicláveis, o ideal é que a pessoa deixe esses materiais reservados, isto é “de quarentena”, e não entregue aos coletores para não expô-los ao risco.

Neste fim de semana, viralizou uma foto nas redes sociais em que munícipes prudentinos descartaram o lixo com um recado aos coletores, com a seguinte mensagem: “Senhor gari, testamos positivo ao exame Covid-19. Isolamos o lixo com todo o cuidado para evitar a sua contaminação. Que Deus abençoe e cuide de vocês!”. Diante disso, Nelissa diz que colocar adesivos de aviso nos lixos é opcional, porém é uma forma de contribuir com os trabalhadores da coleta, facilitando a realização do serviço.

Assim, confira as recomendações para quem possui sintomas ou foi diagnosticado com Covid-19: não separar o lixo reciclável do comum; usar dois sacos resistentes e descartáveis para acondicionar o lixo; fechar com lacre ou nó quando o saco tiver até dois terços de sua capacidade; uma pessoa não infectada deve retirar o saco do cesto pelo lado de fora e fechá-lo de forma que não vaze ar e nem líquido para que o vírus fique dentro do saco de lixo; higienizar pontos de contato, como alças e tampas de lixeiras; e encaminhar normalmente para a coleta de resíduos urbanos.