O Governo de Presidente por meio da Secretaria Municipal de Cultura lança o programa ‘Mostra de Teatro para Ambientes Virtuais’. O objetivo principal do programa é contribuir de forma efetiva com os trabalhadores do seguimento Teatral de Presidente Prudente, neste período de isolamento social e também ofertar para o público em casa, uma ampla programação teatral produzida por profissionais prudentinos.

A Secretaria Municipal de Cultura lançou no início do mês de abril a Mostra de Artes em Ambientes Virtuais, que contribuiu com 14 atividades culturais da cidade, nas linguagens de dança, teatro, música, literatura e artes visuais.

Neste novo programa a Secretaria irá contratar os grupos teatrais que irão realizar lives no Teatro Paulo Roberto Lisboa. De acordo com o secretário da pasta, Paulo Silvio Sanches “Estamos passando por um momento difícil, e a classe artística também esta sendo prejudicada, com a falta de eventos e atividades culturais. Enviamos um ofício para a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, em busca de informações e solicitando apoio e recursos financeiros para a cultural local. Queríamos sim, contribuir com 100% dos artistas da nossa cidade, mas o Poder Público tem suas limitações”, disse.

A Secretaria Municipal de Cultura vem criando algumas ações tentando amenizar os impactos negativos, no qual, realizamos a Mostra de Artes em Ambientes Virtuais, contratando 14 atividades culturais da cidade. “Estamos cedendo gratuitamente espaços no Matarazzo para os artistas realizarem suas lives, disponibilizando som, luz, técnico e agora vamos lançar o programa Mostra de Teatro para Ambientes Virtuais, no qual pretendemos contratar cerca de 10 peças teatrais da cidade, ou seja, praticamente todas”, comenta Sanches. O Secretário acrescenta ainda, “que a pasta já esta planejando novos programas, que irá incentivar também, as outras linguagens culturais da cidade”.

- Confira mais informações sobre o programa Mostra de Teatro para Ambientes Virtuais

Quem pode participar?

Podem participar grupos teatrais sediados em Presidente Prudente com no mínimo 02 (dois) anos de existência, associados ao GTOPP - Grupos Teatrais Organizados de Presidente Prudente e na Federação Prudentina de Teatro.

Condições para participação:

Os grupos poderão propor somente um espetáculo para uma sessão.

O espetáculo inscrito não poderá ser inédito, sendo necessário o envio do comprovante de estreia.

Não poderão se inscrever espetáculos já contemplados na Mostra de Artes para ambiente virtual, programa realizado pela Secretaria Municipal de Cultura.

Como participar?

-O Grupo ou Proponente deverá estar cadastrado no sistema de fornecedores da Prefeitura Municipal de Pres. Prudente.

Deverá ser enviado no e-mail: difusao@culturapp.com.br as seguintes informações:

- Comprovantes de estreia do espetáculo.

- Currículo do grupo

- Sinopse do espetáculo.

- 03 fotografias em alta resolução, em arquivos formato *jpg, com resolução maior que 300dpi, com crédito e autorização do fotógrafo para divulgação.

-Autorização de menores, se houver no elenco.

Apresentações:

As lives / apresentações serão realizadas no "Teatro Paulo Roberto Lisbôa" - Centro Cultural Matarazzo. A agenda para as apresentações será definida pela Secretaria Municipal de Cultura de acordo com a disponibilidade dos grupos.

Cachês artísticos:

Cada grupo selecionado receberá R$1.500,00 pela apresentação.

Disposições gerais:

Será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura a contratação da empresa responsável pela transmissão do espetáculo. A transmissão será ao vivo através das redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura e do canal do YouTube Cultura Prudente. Os grupos selecionados se responsabilizarão por qualquer incidência de ação fiscal que possa haver por parte dos órgãos SBAT, ECAD e OMB. Será de total responsabilidade das produções dos espetáculos o transporte até o local da apresentação, assim como, o retorno ao local de origem, bem como o resguardo dos mesmos antes, durante e após a apresentação. As montagens e apresentações dos espetáculos deverão ocorrer rigorosamente no dia, local e horário pré-estabelecidos e comunicados pela organização da Mostra.