Em reunião convocada pelo prefeito Nelson Bugalho na tarde desta terça-feira (28/04) no gabinete do Paço Municipal, o chefe do executivo recebeu representantes da empresa Prudente Urbano e do Sindicato dos Motoristas.

Segundo o prefeito, o objetivo da reunião foi “acabar de vez” com a greve e dialogar sobre alternativas para preservar o emprego de aproximadamente 170 funcionários da empresa Prudente Urbano. Bugalho determinou que as partes entrem em acordo até o fim do dia para que o transporte volte a operar já nesta quarta-feira (29/04), senão em sua totalidade, pelo menos as linhas principais.

“Caso não haja a retomada do serviço a Prefeitura vai tomar medidas judiciais por dano coletivo, pelo sofrimento causado aos usuários do transporte público”, disse o prefeito.

O prefeito lembrou ainda que o projeto que trata da redução do ISS (Imposto Sobre Serviço) do transporte coletivo, que minimizaria a crise financeira da concessionária, já foi enviado para a Câmara Municipal e protocolado no dia 2 abril, mas ainda não foi votado. Segundo ele, a redução do ISS por quatro meses seria uma das soluções para esse impasse, pois auxiliaria a empresa Prudente Urbana na manutenção dos empregos, a honrar seus compromissos com o pagamento dos funcionários e fornecedores.

Os representantes da empresa da Prudente Urbano disseram que pelo menos três propostas foram apresentadas ao Sindicato dos Motoristas. Dentre elas, a redução temporária do ticket de 70% do valor total.

De acordo com a Prudente Urbano, a proposta de redução do ticket é necessária para garantia dos empregos evitando a demissão de 170 funcionários, devido a redução da operação neste momento da crise da pandemia da Covid-19. A empresa conta atualmente com 284 funcionários.

Além de Bugalho e de representantes da concessionária e do sindicato, participaram da reunião o titular da Secretaria de Mobilidade Urbana, Adauto Lúcio Cardoso, o chefe de gabinete da prefeitura, Francisco Leopoldo Junior, entre outros assessores do executivo.