O prefeito Nelson Bugalho esteve reunido nesta quinta-feira (19/03), no Auditório ‘Valdenice Dantas Martins’, na Prudenprev (Sistema de Previdência Municipal), com líderes religiosos de Presidente Prudente.

Durante o encontro, antecedendo ao decreto que deverá ser publicado nesta sexta-feira (20), o chefe do Executivo falou sobre a suspensão, por tempo indeterminado, da realização de celebrações religiosas enquanto perdurar a pandemia de coronavírus, o Covid-19, no país.

Embora Prudente ainda não registre casos positivos da doença, o prefeito destacou que o momento é de preservar vidas. Em consenso, os líderes religiosos entenderam a situação exposta pelo chefe do Executivo e se comprometeram em cessar imediatamente a realização de celebrações religiosas. Inclusive, alguns líderes pontuaram que há alguns dias já não promovem mais encontros.

“Infelizmente todos sofrerão com essa pandemia, igrejas, comércio, a própria Prefeitura que já estava com a arrecadação baixa, mas precisamos sair o quanto antes dessa pandemia. Todos os presentes na reunião têm responsabilidades e não podemos ser omissos. Houve entendimento e todos concordaram com a suspensão. Muitas igrejas adotarão, ou já adotaram, a transmissão on-line das celebrações religiosas, é isso que queremos pelo tempo que for necessário”, disse o prefeito.

O médico sanitarista da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Carlos Macedo, destacou que quando os casos tiveram início na China, os demais países acreditaram que era uma realidade distante, o que não foi verdade. “Temos que partir da experiência que vem acontecendo e tomarmos providências. Pode ser exagero, mas temos de evitar aglomerações. Toda força para evitarmos a contaminação”.

Por fim, a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, reafirmou que todos têm um papel na pandemia e cada um tem de exercer sua função. “Quem estiver na linha de frente, tem de fazer o seu papel. Quem não estiver, tem de ficar em isolamento”, concluiu.

A reunião contou com representantes das igrejas: Batista da Lagoinha, Batista Boas Novas, Congregação Cristã do Brasil, Casa de Oração para Todos os Povos, Casa de Oração Central, Ministério Brasil Novo, Casa de Oração Brasil Novo, Catedral São Sebastião, Diocese de Presidente Prudente (que engloba 28 municípios), Ministério Verdade e Amor, Nova Jerusalém, Universal, Quadrangular, União das Sociedades Espíritas e Centro de Estudos Espíritas Bezerra de Menezes.