O Governo de Presidente Prudente, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, realizou a implantação de placas informativas sobre locais sujeitos a alagamento nos seguintes pontos: Avenida da Saudade com a 11 de Maio; Donato Armelin com a 11 de Maio; no recuo do Parque do Povo na 14 de Setembro; e na Coronel José Soares Marcondes com a 14 de Setembro, nas proximidades da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública).

Segundo o titular da coordenadoria, Renato Gouvêa, além de ter sido determinação do prefeito Nelson Bugalho, a implantação das placas informativas integra o Plamcon (Plano Municipal de Contingência) da Defesa Civil.

“Enquanto instalávamos as placas, os transeuntes que passaram pelo local pararam e elogiaram a iniciativa. Principalmente para quem não é de Prudente, é de extrema importância ter essa indicação. Aliás, muitas pessoas do município acabam esquecendo que em momentos de chuvas intensas e maiores precipitações o local alaga. Dessa forma, é uma maneira de reforçarmos sobre os riscos”, pontua.

O coordenador da Defesa Civil diz ainda que posteriormente serão instalados sensores com sirenes que, com o aumento do nível de água, serão acionadas. “É importante que as pessoas se atentem aos alertas prévios da coordenadoria sobre as condições climáticas. Mais que isso, em dias de chuvas intensas evitem deixar os veículos nessas áreas e optem por rotas alternativas, onde não há episódios de alagamento”, encerra.