A Fundação Inova Prudente recebeu mais de trinta empreendedores e inovadores na manhã desta quinta-feira (20/02) para a apresentação de novos projetos e espaços que beneficiarão a cidade ainda este ano. Na oportunidade, com a presença do prefeito e do vice, Nelson Bugalho e Douglas Kato, respectivamente, foi divulgado o novo Parque Empresarial Tecnológico.

O Hub 018, nome dado ao parque, será um novo ambiente para abrigar profissionais liberais e empresas de prestação de serviços ligadas aos negócios, além de empreendimentos maiores de base tecnológica nascidas ou não na Fundação Inova.

“Nesse novo espaço, iremos atender o empresariado focado em ´business´”, explica o diretor presidente da Inova, Bruno Carnelóss. Segundo ele a Fundação continuará fomentando o surgimento e o apoio aos pequenos negócios de base tecnológica e impulsionando o crescimento até certo ponto, já que a Fundação oferece espaço físico apenas para pequenas empresas.

“Os residentes estão crescendo rapidamente e muitos, em breve, precisarão de um espaço maior. O Hub 018 poderá ser uma opção”, acrescentou.

O prefeito declarou que a gestão se preocupa com os empreendedores da cidade e que “isso dá muito orgulho ao Governo Municipal”. “Todos esses resultados que vocês estão gerando nos deixam orgulhosos”. O vice-prefeito declarou também que “o potencial de Prudente está na Inova”.

Projeto autossuficiente – O Hub 018 é um projeto inteiramente autossustentável que não irá acarretar em gastos aos cofres públicos. O terreno, que tem aproximadamente cinco mil metros, pertence à Prefeitura e a obra será custeada por um convênio com a Caixa Econômica Federal, numa operação de crédito no valor de R$ 4,8 milhões que serão pagos em dez anos. Na prática, é uma espécie de ‘adiantamento’ que a Caixa faz para que, depois de finalizado, o empreendimento possa ser pago com a receita que ele mesmo gerar.

“Esse empreendimento irá gerar uma receita mensal advinda de realização de eventos, da mensalidade dos associados, sendo as pessoas físicas que usarão o local, e dos alugueis de espaços privativos, principalmente das salas para empresas. Toda receita será revertida ao pagamento das prestações da operação de crédito e custeio do edifício”, explicou Rogério Alessi, secretário de Tecnologia.

A inauguração do espaço está prevista ainda para este ano e tem a pretensão de atender por volta de 300 pessoas, entre acadêmicos associados, empresas de pessoas físicas e empresas de prestação de serviços.

A obra será realizada com estrutura pré-montada, o que reduzirá não só o tempo dos serviços como o custo final do projeto, que já foi licitado.

Empreendedores – Muitos participantes do encontro são frequentadores da Fundação Inova Prudente. Os presentes agradeceram ao apoio que a Inova dá aos novos empreendedores e usuários do Coworking.

Paulo Roberto da Silva Ruiz, idealizador da Deepview, startup acelerada pela Inova, destacou que a criação do Hub 018 trará mais possibilidades das empresas evoluírem. “Pelos vários projetos que nossa empresa vem conquistando, estamos sentindo a necessidade de ampliar, principalmente em termos de funcionários. Assim, o Hub será extremamente importante para isso”. Sua empresa ‘nasceu’ na Inova com apoio do primeiro edital de aceleração quando ele ‘transformou’ sua pesquisa de doutorado no negócio que atualmente empreende na Inova.

“A Inova não limita suas ideias. Você pode trazer seu projeto e tem a oportunidade de trocar informações com outras empresas que já se desenvolveram, ou com pessoas que estão nos estágios iniciais de desenvolvimento dos pensamentos”, disse Thayse Ribeiro Rodrigues, idealizadora da TRFoods, sediada na Fundação Inova. “A Inova nunca fecha portas para você, ela dá oportunidade de você sonhar e realizar esses sonhos”.

A empreendedora serial Adiane Mitidiero, da [+] Instituto, plataforma de educação para desenvolvimento de Soft Skills, e da My Robot, escola de robótica e programação sediada em Pudente, contou que através de parcerias com a Fundação já realizou oficinas para a instituição.

Além disso, Adiane ressaltou que toda a ajuda que a Inova disponibiliza aos empreendedores é essencial, pois “só se constrói uma empresa com pessoas e essas pessoas precisam estar juntas”. “Quanto mais conectadas elas estão, as chances dos negócios darem certo são muito maiores”. Adiane ainda destacou que a infraestrutura que a Inova entrega aos residentes é de extrema importância para o desenvolvimento e realização de sonhos. (AI – Inova Prudente)