Alunos da Escola João Sebastião Lisboa dão exemplo em alerta sobre brincadeira perigosa
menu Governo de Presidente Prudente

Alunos da Escola João Sebastião Lisboa dão exemplo em alerta sobre brincadeira perigosa

Sexta-feira, 14 de Fevereiro de 2020

Alunos da Escola João Sebastião Lisboa dão exemplo em alerta sobre brincadeira perigosa

Alunos da Escola Municipal João Sebastião Lisboa, de Presidente Prudente, resolver dar o exemplo para combater a brincadeira perigosa divulgada na internet conhecida como ‘Desafio da Rasteira’ ou ‘Quebra-Crânio, que tem causado pânico entre os pais.

Na tarde desta quinta-feira (13/02), os alunos divulgaram na rede social da escola, um vídeo alertando sobre os perigos da brincadeira ‘desafio da rasteira’. A publicação já teve quase 400 compartilhamentos em menos de um dia.

A mensagem mostra três crianças que ao invés de dar a rasteira, dão um abraço uma na outra e transmitem a mensagem: "Verdadeiros amigos nunca dão rasteiras, mas te ajudam a se levantar". Ilustram o vídeo as alunas do 5ºano, Dayara Santos Moraes, Maria Luiza Marques Marchioli e Maria Fernanda Pereira, sob orientação da professora Beatrice de Freitas Lima Tardin.

Diante dos perigos em decorrência da perigosa brincadeira, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), se manifestou nesta semana emitindo um comunicado:

“A SBN alerta pais e educadores sobre a necessidade de reforçar a atenção com crianças e adolescentes, diante do desafio “Quebra-Crânio”, que se alastra pelo ambiente doméstico, escoar e é reproduzido nas redes sociais”, informa a entidade.

“Ele provoca uma queda brutal, onde um dos participantes bate a cabeça diretamente no chão, antes que possa estender os braços para se defender. Esta queda pode provocar ‘Lesões Irreversíveis ao crânio e ao encéfalo (Traumatismo Cranioencefálico – TCE)’, além de danos à coluna vertebral. Como resultado, a vítima pode ter seu desempenho cognitivo afetado, fraturar diversas vértebras, ter prejuízo aos movimentos do corpo e, em casos mais graves, ir a óbito”.

A SBN acrescenta ainda: “o que parece ser uma brincadeira inofensiva, é gravíssima e pode terminar em óbito. Os responsáveis pela ‘brincadeira’ podem responder penalmente por lesão corporal grave e até mesmo homicídio culposo”.

A EM João Sebastião Lisboa tem à frente a diretora Marisa Sogame e ostenta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mais elevado entre as escolas municipais, de 7,5.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Outras notícias

Unidades Administrativas
Últimas Notícias
Acesso Rápido

Município de Presidente Prudente

Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081 Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400 CNPJ: 55.356.653/0001-08