O ‘Projeto Emoções’ realizado pelo terceiro ano pela Secretaria Municipal de Cultura através do Museu e Arquivo Histórico Prefeito Sandoval Netto, terá inicio nesta quinta-feira (13/01). O projeto une memórias musicais e suporte terapêutico foi referência em ‘Boas Práticas’ na Psicologia, no 4º Congresso Brasileiro de Psicologia realizado em Curitiba em 2019.

“A iniciativa visa movimentar o acervo do Museu com mais de mil exemplares de disco de vinil e vitrolas, também reúne técnicas da psicologia e memórias musicais, que fizeram parte da história da pessoa. A intenção é aflorar memórias e trabalhar sentimentos de bem-estar na pessoa”, explica a professora e psicóloga do Museu, Norma Cecília Bizari Cavichioli Franzini.

O ‘Projeto Emoções’ conta com a parceria da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) através dos acadêmicos de psicologia que dão suporte na ação. O projeto é voltado para idosos, mas recebe pessoas de todas as idades.

O projeto é desenvolvido em grupos de 20 pessoas, todas as quintas-feiras das 14h às 15h30, com início no dia 13 de fevereiro. O projeto “Emoções – Um processo em construção entre a Música, o Tempo e o Bem Estar Subjetivo” é realizado nas dependências do Museu.

Nas edições anteriores, recebeu idosos de grupos realizados na cidade. O cronograma de atividades é elaborado de acordo com a demanda apresentada durante os encontros.

Conforme a psicóloga, o projeto tem como objetivo, o “Fortalecimento de vínculos sociais, afetivos para autonomia e autocuidado e sentimento de pertencimento, utilizando técnicas da psicologia, em conexão com o acervo de vinil. Possibilitando espaço de escuta entre os participantes, com elaboração da memória coletiva a fim de buscar elementos que permitam ressignificar o presente e implicar-se num projeto futuro”, explica.

“A abordagem metodológica é a Psicologia Social Crítica caracterizada por postular a dialética sociocultural, como elemento fundante na construção do ser humano, considerando a força transformadora da consciência, que tem como pressupostos teoria e prática a metodologia transformadora. Outro ponto é a memória social e a subjetividade, compartilhada e transmitida de geração em geração”, destaca.

Segundo a professora e psicóloga, o Museu conta com acervo de vinil, “que compõe entre sua diversidade a memória coletiva, que ecoa entre às subjetividades por acontecimentos no espaço e tempo. A música em sua totalidade como expressão fundamental da cultura humana, habilidade artística de combinar sons que enriquecem a alma humana, a qual constitui experiências emocionais compartilhadas”, finaliza.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por maiores de 18 anos. Mais informações no Museu através do telefone (18) 3223-9404.