O Governo de Presidente Prudente, por meio da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), divulga nesta terça-feira (21/01) o balanço de arrecadação da primeira fase da Campanha de Mobilização e Incentivo a Destinação do Imposto de Renda ao FMDCA (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente).

Promovida em parceria com o Gepac (Grupo de Empresários e Profissionais Amigos da Criança) e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), a campanha arrecadou R$ 978.200,08, montante que supera em 37,59% o arrecadado na mesma fase da iniciativa no ano anterior.

Segundo dados detalhados, do total, R$ 673.447,34 foram arrecadados por pessoas físicas. Já os outros R$ 304.752,74 por pessoas jurídicas. “Agora é focar na segunda fase da campanha que ocorre com a entrega da declaração do IR, pois as crianças merecem”, destaca o Gepac.

A secretária da SAS, Fabiana Sales Macedo, conta que 15 novos projetos serão financiados com o recurso arrecadado, além dos outros que já eram custeados e serão refinanciados. “O dinheiro é destinado às entidades prudentinas que executam serviços para criança e adolescente, sendo aquelas inscritas e regularmente funcionando perante o CMDCA”, ressalta.

Sobre a segunda fase da campanha, Fabiana explica que a destinação do recurso ao FMDCA ocorre no ato da declaração do IR. “A pessoa que tiver interesse, deve conversar com seu contador e destinar o repasse ao Fundo direto na declaração. Dependendo do valor arrecadado, o CMDCA faz um novo chamamento público para que as entidades possam participar inscrevendo projetos para receber os recursos”, detalha.