Com objetivo de discutir a instalação de uma Bebeteca , estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (21) no Centro Cultural Matarazzo a Presidente do Fundo Social de Solidariedade Naraiana Kato Pauluzi, o secretário de Cultural Paulo Silvio Sanches, a assessora de Secretaria Karina Gomes, a bibliotecária Aline Priscila Daura e Diretora de Escola responsável pelo CEFORPPE (Centro de Formação Permanente de Profissionais de Educação), Juliane Martins Motoyama.

A inauguração da Bebeteca no Matarazzo está prevista ocorrer nos próximos dias. A data será divulgada em breve. A Bebeteca consiste numa biblioteca especializada no atendimento à primeira infância (crianças desde seus primeiros dias de vida até os três anos de idade).

O espaço tem como objetivos: inserir as crianças no universo da escrita e da cultura a partir do contato com práticas de leitura, principalmente, do texto literário e linguagens artísticas; Ser um ambiente formador para pais, professores, bibliotecários e voluntários, que estejam envolvidos com a primeiríssima infância; Favorecer a correta mediação a partir do livre acesso aos meios entre o livro e as crianças pequeninas; Favorecer o letramento informacional dos pequenos para que se tornem usuários proficientes e que consigam encontrar na quantidade exacerbada de informação que temos atualmente as que lhes são necessárias.

A ideia de um espaço pensado para os bebês é inovadora e foi mencionada pela primeira vez no final dos anos 1980 na França e desenvolveu-se no início deste século pela Europa como um ambiente formador e acolhedor de bebês e suas famílias. No Brasil, somam pouco mais de setenta instituições de educação infantil particular e municipal, que possuem tal espaço, mas todos eles voltados para a formação literária sem considerar a ergonomia e as particularidades dos bebês em seus primeiros anos de vida.

A proposta da Bebeteca municipal é pensar em um espaço de cultura e educação em que os bebês e suas famílias sejam acolhidos e tenham autonomia para lidar com o universo literário e artístico cultural através de ações de leitura, contação de histórias e outras linguagens artísticas que favoreçam a exploração dos sentidos como, por exemplo, a música.

O espaço será organizado de modo totalmente inovador e nos moldes europeus a partir da perspectiva do olhar infantil, com móveis especialmente projetados e pensados para a primeira infância de modo que os bebês tenham acesso aos livros e possam ficar confortáveis com suas famílias para usufruir de um ambiente educacional e cultural. O projeto foi pensado para ser montado na Sala Multiuso do Centro Cultural Matarazzo.

O projeto é uma iniciativa do Governo de Presidente Prudente em uma ação intersetorial envolvendo as Secretaria Municipal de Cultura, Educação e Fundo Social.