Equipes das secretarias de Obras, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Prudenco e Coordenadoria de Defesa Civil estão envolvidas com os atendimentos às ocorrências relacionadas ao temporal desta segunda-feira (14/01) que, segundo o climatologista Tadeu Tomazella, da FCT/ Unesp, chegou a 64,2 mm. Os trabalhos se concentram na limpeza e manutenção de espaços públicos danificados pela água.

Foram registradas aproximadamente 40 ocorrências de quedas de galhos que estão sendo atendidas pela SEMEA. Houve pontos de alagamento na Vila Geni, Jardim América, Avenida Ana Jacinta, na região central (Rua Cassimiro Dias) e Parque do Povo, e quedas de muros de casas no Jardim Paulista, Jardim São Bento e Bongiovani. Felizmente, não houve feridos nem vítimas fatais.

Parte da cabeceira da ponte sobre o Rio Mandaguari, entre Prudente e Regente Feijó, foi deslocada com a força da chuva. A prefeitura já está providenciando os reparos, que devem durar 30 dias. Paralelamente, busca recursos com a Defesa Civil do Estado pra construção de nova ponte de alvenaria.

Cabe reforçar que a prefeitura realiza limpezas de bocas de Lobo com frequência, mas é preciso que a população faça a sua parte. Foram encontrado sacos de lixo, pedaços de sofá, travesseiros e móveis obstruindo os bueiros, o que contribui para ocorrências de alagamento.

Quanto ao Parque do Povo, haveria a necessidade de promover obras que requerem investimento muito alto e o município, sozinho, não tem condições de suportá-lo, sendo necessário o apoio de outras esferas de governo ou de empréstimos bancários por parte de instituições internacionais.