O vice-prefeito Douglas Kato recebeu nesta segunda-feira (06/10), a visita do militante nos Direitos da Pessoa com Deficiência, Daniel Monteiro. Ele, que é deficiente visual e um dos pioneiros a utilizar cão guia no Brasil (obteve o registro em 2005 nos Estados Unidos), esteve acompanhado de sua cadela Angel, sete anos, da raça labrador.

Conforme o vice-prefeito, é importante conscientizar pessoas, empresas, serviços de transportes, entre outros segmentos, em relação à acessibilidade da pessoa com deficiência visual, acompanhada do seu cão-guia. Ele lembra que por força de Lei Federal é obrigatório o acesso do cão-guia em todos os espaços.

O militante que é funcionário efetivo do INSS, também já foi Coordenador da Pessoa com Deficiência em Santos e atuou na Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência. Durante a visita ao vice-prefeito, ele falou sobre as barreiras sociais vivenciadas pela pessoa com deficiência visual.

De acordo com Kato, Daniel se mudou para Prudente recentemente, em dezembro, e veio para somar esforços com sua experiência pública na luta pela pessoa com deficiência em Prudente.

Na ocasião, o vice-prefeito citou a importância do trabalho realizado pela Associação dos Cegos em Prudente. “A vinda do Daniel trará um olhar diferente para as pessoas com deficiência visual”.

“Nunca teve um cão-guia credenciado e regularizado como neste caso em Prudente, esse assunto é pouco divulgado, o uso de um animal como parceiro, como guia de uma pessoa com deficiência visual, precisamos quebrar barreiras” resumiu Kato.

A respeito dos desafios, o militante Daniel Monteiro ressaltou a importância do diálogo com empresas e serviços a respeito da conscientização de acessar os ambientes e serviços com o cão guia.

Monteiro lembrou que são poucos locais que oferecem treinamento de cães-guias. “É preciso buscar escolas credenciadas no Brasil, como, por exemplo, o Instituto Magnos, em Sorocaba. Para quem utiliza o serviço, é importante saber que o cão precisa conhecer o ambiente, ruas, espaços frequentados pelo deficiente visual, carteira de vacinação em dia do cão, focinheira, entre outros”, finalizou.