Cerca de 150 alunos foram certificados na noite desta terça-feira (10/12) na Cerimônia de Encerramento dos cursos do Programa Inova Jovem, realizada no auditório da Fundação Inova Prudente.

Além dos familiares, também estiveram presentes o prefeito de Presidente Prudente, Nelson Bugalho, o secretário de Tecnologia, Rogério Alessi, o diretor-presidente da Inova, Bruno Carnelóss, o coordenador da Juventude, Tiago Oliveira, e o Supervisor do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Júlio César da Silva. A cerimônia contou ainda com a homenagem aos professores que lecionaram as disciplinas aos jovens.

A responsável pela organização dos cursos, Andreia Garcia, ressalta a importância da capacitação para os jovens. “Obter conhecimento e buscar novos horizontes é de extrema importância para conquistar o primeiro emprego e/ou novas oportunidades profissionais”.

Muitos alunos conseguiram tirar proveito das aulas. Inclusive, Andreia conta que alguns conquistaram o primeiro emprego e, por isso, tiveram que deixar de assistir as aulas devido a rotina profissional.

“Tivemos jovens que conseguiram o primeiro emprego, reconhecimento dentro da própria empresa e se destacou devido ao curso. Outros buscaram novos caminhos e muitos estão aprendendo na prática a nova definição de mercado de trabalho e avaliando novos desafios”.

Um dos alunos a conseguir emprego durante o curso foi o Rafael Augusto Gracioso, 20 anos, que está atuando na área de vendas e participou dos cursos de Orientação Profissional e Atendimento e Vendas.

Ele pontua que o curso foi fundamental para a área e deixa uma dica aos futuros jovens do mercado de trabalho. “Eduque-se além da escola. Estar na média não é suficiente, diploma não garante futuro e estabilidade não existe”.

Agora, o desafio dos gestores do programa é dar continuidade à inserção dos formandos no mercado de trabalho. Desafio este que foi determinado pelo prefeito. “Não basta apenas capacitá-los, é preciso oferecer mecanismos para uma inserção efetiva no mercado. Nesse sentido, é fundamental o envolvimento do CIEE e do Balcão de Empregos”, declarou Bugalho.

Os cursos tiveram como objetivo aumentar a empregabilidade e, principalmente, capacitá-los para o primeiro emprego, mesmo aqueles sem a experiência profissional que o mercado costuma exigir. Os aprendizados foram os seguintes: Conquistando o primeiro emprego; Orientação Profissional, Vença a Timidez; Liderança para o empreendedor; Atendimento e Vendas; Marketing para abertura de empresas; Gestão Financeira; e Administração pessoal. (Colaboração – AI/Inova Prudente)