A Inova Prudente sediou nesta quarta-feira (04/12) uma capacitação realizada pelo “Centro de Voluntários em Ação” para voluntários e aqueles que desejam se dedicar. O evento contou também com a participação dos membros da diretoria e de representantes das entidades parceiras da associação e a atual Presidente da CVA, Naide Videira Braga.

Para dar início ao encontro, os participantes puderam apreciar uma apresentação de violino do maestro Luiz Antônio Peres Silva, conhecido como Luizão. Ele foi quem iniciou o projeto Camerata, que criou uma cultura musical voltada para a formação de orquestra em Presidente Prudente.

Em seguida a idealizadora e fundadora da Central de Voluntários de Presidente Prudente, Maria Auxiliadora de Freitas Constantino, esteve com palavra. Ela contou um pouco de sua experiência e deixou uma mensagem aos presentes “Voluntário é aquele que está pronto, é aquele que tem dois ouvidos para ouvir, duas mãos para ajudar, para levantar as pessoas e somente tem uma boca para falar com o povo”.

A Coordenadora da Comissão de Capacitação, Antônia Maria Braz, explica que o intuito do encontro foi “Proporcionar uma capacitação sensibilizando as pessoas para serem voluntários e também falando um pouco da postura e da importância da à ética, trabalho em equipe, mediação de conflitos, etc”. Ela também foi a responsável pela palestra “Mediação de Conflitos” onde falou sobre a comunicação assertiva.

Dia Internacional do Voluntário

É celebrado anualmente no dia 05 de dezembro o “Dia Internacional do Voluntário”, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985 com o intuito de desenvolver o espírito de solidariedade nas pessoas.

Sobre o CVA

O Centro de Voluntários em Ação é uma instituição sem fins lucrativos, que tem como objetivo fomentar o trabalho voluntário, captar o voluntário ou entidades, capacitá-los e encaminhá-los para as entidades. Sendo assim, é feito a gestão entre a oferta e demanda da mão de obra do trabalho voluntário. Foi fundado em Junho de 2019 e conta, em média, com 2000 voluntários.

Para ser um voluntário ou saber mais informações ligue (18) 9977-13959. A instituição fica na Rua Rui Barbosa, 573, no Centro de Presidente Prudente.

Fonte: Secretaria de Comunicação