A Junta de Serviço Militar (JSM) de Presidente Prudente informa que a partir deste domingo (1°/12), os cidadãos que prestaram serviço militar, os reservistas, nos últimos cinco anos, deverão se apresentar a Junta de seu município. A atividade integra o Exercício de Apresentação da Reserva (Exar/2019), realizado anualmente, conforme prevê a Lei do Serviço Militar.

Conforme explica o tenente da Junta Militar de Prudente, Vicente Majela de Sousa, delegado da 20º Delegacia de Serviço Militar, a apresentação e atualização dos dados cadastrais poderão ser feita também virtualmente até 31 de janeiro de 2020, no site www.exarnet.eb.mil.br. Caso o cidadão opte por fazer o trâmite pessoalmente, o prazo será até 16 de dezembro.

De acordo com o Tenente, a apresentação pela internet poderá ser realizada em qualquer período do ano. Entretanto, ela conta que após o prazo, o cidadão pagará multa pelo atraso. Majela lembra ainda que a 5ª apresentação, obrigatoriamente, deve ser feita de forma presencial.

O Exar tem como objetivo, por meio da apresentação do reservista, avaliar a eficiência do Sistema de Mobilização, além de cultivar o espírito cívico dos integrantes da Reserva.

Fonte: Secretaria de Comunicação